Sol de Verão: Como Proteger a Sua Pele

Sol de verão e pele protegida e bem cuidada? Temos! E vamos te contar os principais segredos de cuidados para o corpo, e como manter a pele jovem , saudável e protegida ao longo da melhor estação do ano.


Então vem descobrir alguns segredos muito legais e benéficos que vão salvar sua pele do corpo e do rosto dos raios solares. Uma dica: vamos falar muito do protetor solar!

Sol de Verão: Como Proteger a Sua Pele
Sol de Verão: Como Proteger a Sua Pele (Imagem: Canva)

Pele e verão: como eles podem se dar bem?


Ah, o verão, uma das épocas mais amadas por todos. Dias quentes, com muito sol e, na falta de cuidados, a possibilidade de que sua pele tenha sérios problemas.


Calma, não precisa ficar assustada, mas é importante saber que, no verão, devemos tomar cuidados extras para manter a pele jovem, saudável e muito bonita.


A princípio, os cuidados são simples, mas poderosos. Dentre eles, vamos falar sobre o uso correto do protetor solar, do protetor solar facial, entre outras dicas.

Por que o sol pode ser perigoso para nossa pele?


Antes de mais nada, não queremos te assustar ou fazer com que você evite a exposição ao sol. Pelo contrário, queremos mostrar que é possível tirar todo o proveito desse astro.


No entanto, ficar muito tempo sob o sol pode trazer graves consequências para sua pele. Por exemplo, insolação, queimaduras, bolhas, e em casos mais graves, câncer de pele.


Desse modo, toda vez que for se expor ao sol, é importante estar protegida. Nesses casos, nosso melhor amigo é o protetor solar, tanto o corporal quanto o protetor facial.

Protetor solar: o melhor amigo da nossa pele


Você já deve saber que é muito importante aplicar o protetor solar. Contudo, ainda existem pessoas que esquecem do produto, especialmente quando saem de casa.


Para provar que o uso frequente do cosmético é importante, trouxemos aqui alguns dos benefícios de colocar o filtro solar na sua rotina de cuidados. Vamos descobrir?


A princípio, uma das consequências de não usar o protetor é o envelhecimento precoce da pele. Atrelado a isso, temos a exposição à poluição urbana, por exemplo.


Quando nossa pele envelhece precocemente, ela tende a ficar mais ressecada. E depois de um tempo, nem o hidratante mais potente vai conseguir recuperar a elasticidade natural.


Contudo, o ressecamento não vai ser o único malefício. Junto com ele, virá a flacidez, surgimento de rugas e, no caso do rosto, também é possível que apareçam linhas de expressão.


Além disso, a exposição frequente aos raios UVA e UVB vão se acumulando com o tempo, penetrando profundamente na pele. Como resultado, você terá manchas e melasma.


Só que, infelizmente, os danos podem se agravar. Quando nossa pele passa horas diárias exposta ao sol, os efeitos vão se agravando e, em muitos casos, pode se tornar um câncer de pele.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o número de casos de câncer de pele registrados no Brasil ultrapassa os 180 mil por ano. Surpreendente não é?


Portanto, é fundamental aplicá-lo diariamente se quiser manter a pele jovem e saudável. Ah, e isso se estende para dentro de ambientes fechados também, ok?

Protetor solar facial: o cosmético essencial na sua rotina de pele


Ok, falamos sobre como o filtro solar é importante para manter sua pele jovem e livre de problemas de saúde. No entanto, o protetor que aplicamos no corpo não deve ser aplicado no rosto!


Calma que vamos explicar! De fato, não existe diferença entre as fórmulas dos protetores. Nesse sentido, estamos falando sobre diferenças sensoriais entre os produtos.


Como assim? Bom, o protetor solar facial é desenvolvido para ter um sensorial menos oleoso e com toque mais seco, com modificadores sensoriais para a pele do rosto.


Em outras palavras, o filtro solar corporal é mais hidratante, com mais óleos na composição. Enquanto isso, o protetor solar facial é mais seco, controlando a oleosidade.


Como você pode ver, o uso do filtro solar corporal e do protetor facial é essencial para quem vai ficar exposto ao sol, principalmente nos dias de praia ou na piscina.


Além de usar o produto, é importante seguir outras dicas, como beber bastante água, não praticar exercícios embaixo do sol, usar roupas leves e frescas no verão.


Se você gostou das nossas dicas, aproveite para enviá-las para as amigas que amam curtir o verão, mas não abrem mão de uma pele jovem, bonita e saudável!