Protetor Facial Solar: Sua Pele Mais Bonita e Hidratada

Quer descobrir os segredos por trás do protetor facial solar para ter sua pele mais bonita e hidratada? Então, vem com a gente descobrir tudo que esse cosmético é capaz de fazer pelo nosso corpo, pela nossa pele do rosto.


Além disso, listamos dicas muito úteis para manter a face sempre protegida, com aspecto jovem. Ficou curiosa? Então acompanhe todos os detalhes a seguir!

Protetor Facial Solar: Sua Pele Mais Bonita e Hidratada
Protetor Facial Solar: Sua Pele Mais Bonita e Hidratada (Imagem: Canva)

Protetor facial solar: o melhor amigo da sua pele


A pele é o maior órgão do nosso corpo, e como tal, merece grande parte da nossa atenção. A pele do rosto, por exemplo, é mais sensível, necessitando de cuidados especiais.


Por exemplo, o protetor facial solar é de extrema importância, pois age bloqueando os efeitos dos raios solares em nosso rosto. Como você sabe, o sol em excesso traz malefícios.


Portanto, hoje vamos dedicar um post inteiro para falar sobre o filtro solar, como ele age em nossa pele, seus principais benefícios e porque você precisa incluí-lo na sua rotina.

Como o filtro solar age em nossa pele


Antes de falarmos dos principais benefícios do protetor facial solar em nossa pele, vamos primeiro entender como a fórmula age no mecanismo de proteção. Vamos lá?


Geralmente o efeito muda de fórmula para fórmula. Mas como assim? Calma, vamos explicar. Alguns protetores, além da barreira contra o sol, podem trazer outros efeitos.


Por exemplo, uniformizar o tom da pele, mantê-la hidratada, dar um toque de cor (quando falamos do filtro com cor), e deixar a pele jovem. Então, vale a pena, né?


A princípio, os protetores solares físicos (um guarda sol, por exemplo), impedem que nossa pele absorva os raios, contendo as substâncias refletoras vindas do sol.


Enquanto isso, o filtro solar químico (os cosméticos) agem quando o sol atinge o nosso corpo, encontrando as moléculas do produto. Assim, a pele recebe uma fração menor dos raios.


Vale lembrar que os números presentes nas embalagens dos protetores faciais solares correspondem ao fator de proteção solar, também chamado de FPS.


Em outras palavras, representa o quanto da radiação realmente vai ser absorvida pela nossa pele. Então, quanto mais alto o FPS, menor a quantidade de raios UV que a pele absorve.

Benefícios de usar o protetor facial solar


Agora que você já entendeu como o filtro solar age em nosso rosto, vamos elencar os principais benefícios de incluir o cosmético em sua rotina de cuidados diários. Acompanhe:


1 – Ele protege contra os raios UVA e UVB


A princípio, os raios ultravioleta são responsáveis por danos significativos em nosso organismo. O protetor facial solar possui uma fórmula composta de moléculas que absorvem esses raios.


Assim, ele protege as nossas células dessa intensidade de radiação. Conforme as horas passam ou o contato com a água, é preciso reaplicar o produto para garantir sua eficácia.


2 – Ajuda a hidratar o rosto


Lembra que falamos que algumas fórmulas de protetor facial solar podem conter ativos que agem para além da proteção, deixando a pele jovem. Ou seja, podem trazer hidratação.


Então, se você sofre com o ressecamento do rosto, é interessante investir em um protetor que possua uma textura mais cremosa e, em alguns casos, mais oleosa.


Dessa forma, vai auxiliar a pele a manter seu nível de hidratação. Aliado a isso, você também vai perceber maior elasticidade, maciez, entre outros benefícios.


3 – Ajuda a prevenir o câncer de pele


Nós já falamos em outros posts que o segundo tipo de câncer que mais atinge brasileiros é o de pele. Porém, existe uma forma bem simples e eficaz de preveni-lo.


Sabe como? Fazendo uso diário do filtro solar, tanto no corpo quanto no rosto! Portanto, se estava incerta sobre incluí-lo na sua rotina, é melhor repensar suas escolhas.


4 – Clareia manchas e melasma


Já ouviu falar em melasma? A princípio, esse problema atinge diversas pessoas, principalmente aquelas que não fazem uso do protetor facial solar diariamente.


Desse modo, usar o filtro solar todos os dias, vai prevenir o surgimento dessas manchas na pele. E caso você já tenha, ele também pode ajudar clareando elas.


5 – Previne a acne solar


Por último, e não menos importante, o uso do protetor facial solar ajuda a prevenir a acne. Acontece que os raios ultravioletas diminuem a imunidade da nossa pele.


Logo, pode aumentar a proliferação de bactérias, e favorecer o surgimento de cravos e espinhas. E eu tenho certeza de que você não quer uma espinha, correto?


Além disso, a exposição ao sol sem a devida proteção, contribui para o aumento das lesões de acne que você já tenha. Então, é importante colocá-lo em sua rotina.


Para finalizar, ressaltamos mais uma vez a importância que o protetor facial solar tem em nossa pele. Se gostou do conteúdo, não deixe de avaliá-lo e continue acompanhando o portal!