Protetor Solar: 3 Dicas Para a Proteção da Pele

Será que você está usando o protetor solar corretamente no seu corpo? Se nosso questionamento colocou uma pulga atrás da sua orelha, calma que vamos explicar sobre o protetor solar e daremos 3 dicas para a proteção da sua pele.


Hoje, vamos falar sobre como o uso do filtro solar pode proteger sua pele dos raios solares, e como seu uso frequente pode ajudar na prevenção do câncer de pele.

Protetor solar: tudo o que você precisa saber


Você já deve ter conferido diversos conteúdos em nosso site sobre cuidados com cabelo, pele e afins. Contudo, hoje vamos falar mais um pouco sobre a rotina de pele.


Porém, o foco hoje é na proteção contra os raios solares, que pode ser feita de diversas formas. Por exemplo, usando frequentemente o protetor solar no corpo e rosto!


A princípio, o protetor solar contém em sua composição diversos ativos que, juntos, criam uma barreira protetora na pele. Logo, os raios não conseguem penetrar na derme.


Vale lembrar que, para um efeito longo e duradouro, é importante sempre reaplicar o filtro solar. Porém, falaremos sobre isso mais adiante, no nosso checklist de cuidados.


É importante mencionar também que existem dois tipos de protetores: o corporal e o facial. Ou seja, um destinado para a pele do corpo, e outro para a pele do rosto.

Qual a importância de aplicar o protetor


Apesar de parecer óbvio, o uso dos protetores traz diversos benefícios para nossa pele. Por exemplo, evita o envelhecimento precoce, protege da poluição urbana, e também evita manchas.


No entanto, mais do que a parte estética, incluir o protetor solar na sua rotina também está atrelado à sua saúde, já que ele é capaz de prevenir vários problemas.


Você com certeza já ouviu falar no câncer de pele. Mas talvez não saiba que ele é o segundo tipo de câncer que mais afeta pessoas no Brasil, sendo mais de 180 mil casos por ano.


A princípio, o câncer de pele pode se manifestar de diversas formas, como manchas de melasma ou até mesmo pintas. Mas lembre-se que o diagnóstico só pode ser dado por um especialista.


Nesse sentido, caso se depare com alguma mancha anormal, é importante procurar um dermatologista. Caso necessário, ele vai te indicar para um especialista na área.

Devo evitar tomar sol?


Como falamos, a exposição frequente ao sol precisa de certos cuidados. Nesse caso, seria viável evitar se expor ao sol? Calma, não é bem assim que funciona.


De início, nosso corpo precisa sim dos benefícios que o sol pode oferecer, como melhora na produção de melanina e a vitamina D. Acontece que isso precisa ser feito de forma equilibrada.


Por exemplo, o sol da manhã, entre às 07h e às 10h é o melhor e mais indicado para nossa pele. Mas se você não é uma pessoa matutina, pode aproveitar os raios solares após às 16h.


Mas atenção: mesmo que você escolha esses horários para pegar um bronze ou uma dose de vitamina D, não deve abrir mão do seu protetor solar no corpo e rosto.

Dicas de como usar o protetor solar


Agora que já sabe dos benefícios do protetor solar e da importância de se expor aos raios solares nos períodos certos, vamos falar algumas dicas de como usar o produto.


Lembrando que marcas e tipos de protetor podem variar conforme seu gosto. Mas dependendo do seu tipo de pele, é importante consultar um dermatologista antes.


1 – Protetor solar corporal é um, o facial é outro


Lembra que já falamos que a aplicação do protetor solar deve se estender do corpo para o rosto? Pois então, existe um produto específico para a pele do rosto e do corpo.


A princípio, o efeito dos dois é o mesmo, e sua formulação é quase que 100% a mesma. Porém, o protetor para o corpo contém mais ativos hidratantes e com óleo.


Em contrapartida, o filtro solar facial possui ação com toque seco. Ou seja, ele evita que a pele fique oleosa, com aquele brilho feio, além de equilibrar a produção de óleo.


2 – Protetor solar com cor pode substituir a base


Se você é uma mulher que não abre mão da maquiagem diária, saiba que optar por um protetor solar com cor pode ser uma estratégia para uma pele clean e de quebra, protegida.


Atualmente, existem diversas marcas e fórmulas no mercado. Mais espessas, mais aquosas, para peles secas, ou oleosas. Enfim, são diversas as possibilidades de produtos.


E o melhor, você vai manter sua pele protegida dos raios solares e de quebra, vai camuflar manchas de acne, olheiras, ou simplesmente ressaltar sua beleza natural.


3 – Lembre-se de sempre reaplicar o filtro solar


Por último, e não menos importante, o protetor solar deve ser reaplicado a cada três horas. E isso se estende tanto para o corpo quanto para o rosto. Você sabia disso?


Ok, sabemos que nem todos conseguem (ou se lembram) de seguir esse cronograma de aplicação. Mas ele é importante, especialmente se você quer uma pele saudável.


Outro ponto importante é que o filtro solar deve ser aplicado inclusive quando estamos em casa, ou quando passamos muito tempo em frente às telas de televisão e computador.


E aí, gostou das nossas dicas? Se você já faz o uso constante do protetor solar, comenta aqui para a gente como ele tem ajudado no cuidado do maior órgão do nosso corpo: a pele!