Pele do Rosto: Melhores Dicas Sobre Hidratante

A pele do rosto é mais sensível, e demanda cuidados e hidratação diária. Por isso, hoje vamos dedicar um conteúdo inteiro para falar sobre a pele do rosto com melhores dicas sobre hidratante para cuidar dessa parte do do corpo!


Abaixo, você terá um guia completo sobre cuidados com a pele, esfoliante e hidratante para o rosto, como usar o protetor solar corretamente e mais! Acompanhe:

Pele do Rosto: Melhores Dicas Sobre Hidratante - Mulher passando creme no rosto
Pele do Rosto: Melhores Dicas Sobre Hidratante (Imagem: Canva)

Pele do rosto: ela merece toda a sua atenção


Se você é leitora fiel aqui do portal, sabe que amamos falar sobre a rotina de cuidados com o corpo. E quando se trata da pele do rosto, nós temos uma verdadeira obsessão.


A princípio, a face tem maior sensibilidade que as demais partes do corpo, além de estar constantemente exposta aos raios UVA e UVB. É preciso atenção especial a ela.


Ela requer mais atenção e cuidados, especialmente ao escolher os cosméticos. Dessa forma, jamais use produtos corporais no rosto, especialmente os hidratantes.


Acontece que a pele do rosto é bem mais sensível, e pode ficar irritada e vermelha facilmente. Além disso, hidratantes corporais possuem mais óleos e fragrâncias.


Mas calma, a gente preparou esse post justamente para te ajudar a cuidar melhor do seu rosto, com dicas práticas e muito úteis. Ficou curiosa? Então vem conferir!

Hidratante para o rosto: saiba escolher e usar o produto


Um dos passos mais importantes para cuidar da pele do rosto é a hidratação. Nesse sentido, é muito importante escolher o hidratante para o rosto conforme seu tipo de pele.


A princípio, os cosméticos se dividem nas categorias pele normal, seca, oleosa/acneica e mista, ou seja, quando ela tem características da pele seca e oleosa juntas.


Mas qual é a principal diferença entre esses tipos de hidratantes? Bom, cada um nutre e atende as necessidades dessas características que mencionamos acima.


Em outras palavras, as fórmulas dos produtos são desenvolvidas com ativos específicos. Por exemplo, a pele com acne necessita de controle de oleosidade.


Enquanto isso, uma pele mais seca (como a madura) precisa de mais hidratação e nutrição, como forma de prevenir o ressecamento e descamação da derme do rosto.


Ok, e como escolher o melhor hidratante para o rosto? Primeiramente, é importante consultar um dermatologista, pois ele vai ser capaz de detectar as necessidades da sua pele.


Além disso, ele também poderá indicar outros tipos de produtos, especialmente se você tiver algum problema, como rosácea e sensibilidade, por exemplo. Muito útil!

Esfoliante para o rosto: saiba a importância do produto na rotina


Agora que já falamos sobre a importância de hidratar a pele, vamos falar sobre um outro produto muito importante, mas que a maioria das pessoas ignora: esfoliante para o rosto!


A princípio, esfoliar o rosto é fundamental para remover impurezas, pele morta e o excesso de oleosidade. É importante escolher um produto com textura delicada e leve.


Outro ponto importante a considerar é a frequência com que o esfoliante será aplicado. Lembre-se sempre, a esfoliação só deve ser feita uma vez por semana!

Protetor solar: indispensável em sua rotina


E claro, não podíamos deixar de falar do produto mais importante para sua rotina de pele: o protetor solar facial! De início, ele é o cosmético que não pode faltar em sua necessaire.


Mas por que ele é tão importante assim? A gente conta! Ele é o responsável por bloquear a incidência dos raios UVA e UVB em nossa pele, tanto no rosto quanto no corpo.


Porém, lembra que lá em cima falamos sobre não usar produtos corporais no rosto? Então, isso também se aplica ao protetor solar. A fórmula do corporal não se aplica à pele do rosto.


Logo, você deve comprar o específico para a face, que é mais delicado e vai cuidar da derme sem agredí-la. Ah, e a fórmula dele também é menos oleosa. Legal, né?

Outras dicas para incluir nos cuidados com a pele do rosto


Para finalizarmos nosso conteúdo sobre cuidados com a pele, vamos falar sobre hábitos e práticas que vão potencializar o uso do hidratante para rosto e do esfoliante.


Primeiramente, beba 2 litros de água (no mínimo)! Nosso corpo é composto de 70% de água, então ela é essencial para manter a derme bonita e com aspecto jovem.


Em seguida, aposte em uma alimentação saudável e equilibrada, priorizando sempre o consumo de legumes, verduras e muitas frutas. Evite frituras imersas no óleo.


Por último, não lave a pele do rosto com água muito quente. Esse hábito só vai contribuir para a descamação ou para aumento na produção de oleosidade no rosto.