Protetor Solar: Cuidados Primordiais Para a Pele do Rosto

Preocupada com a pele do seu corpo? Hoje vamos falar sobre o protetor solar e cuidados primordiais para a pele do rosto, pois ele é de grande importância para cuidar e proteger a pele da radiação ultravioleta do sol.


E então, quer garantir mais qualidade e prevenir o câncer de pele? Vem que vamos te contar absolutamente tudo sobre o protetor solar e sua importância para o rosto!

Protetor Solar: Cuidados Primordiais Para a Pele do Rosto - Mulher na praia segurando um pote de protetor solar e passando no rosto
Protetor Solar: Cuidados Primordiais Para a Pele do Rosto (Imagem: Canva)

Protetor solar: o cosmético mais importante da rotina


Nós somos viciadas em dicas e rotinas de cuidados, e quando se trata da pele do rosto, nos tornamos verdadeiras experts no assunto. Afinal, já são tantos conteúdos.


Hoje vamos falar sobre a importância dos cuidados com a pele do rosto, mais especificamente sobre a proteção contra a radiação ultravioleta causada pelos raios do sol.


E qual seria a solução para isso? Fazer uso diário do protetor solar! A princípio, o protetor solar é formulado com vários ativos, capazes de criar uma barreira protetora.


Mas é claro, para aproveitar os efeitos completos é preciso aplicar o cosmético mais de uma vez ao dia. Ah, e lembre-se: o protetor solar para o corpo não deve ser usado no rosto!

Por que fazer uso do protetor para rosto?


Você provavelmente sabe, mas não custa lembrar que usar o protetor solar é muito importante para a saúde da pele. Sabia que ele previne o envelhecimento precoce.


Porém, mais que o cuidado com a parte estética, o uso deste cosmético garante saúde para o rosto. Por exemplo, evitando o aparecimento do temido câncer de pele.


Atualmente, ele é o segundo tipo de câncer que mais acomete pessoas aqui no Brasil. A estimativa ultrapassa mais de 180 mil casos por ano. Muita coisa, não é?


A radiação ultravioleta é a principal responsável pela doença, e se manifesta de várias maneiras. Os primeiros sinais podem incluir manchas de melasma ou pintas.


No entanto, é válido lembrar que apenas um profissional médico pode fornecer o diagnóstico completo. Então, caso perceba algum sinal, busque um dermatologista!


É correto não tomar muito sol no rosto?


Ok, se a radiação ultravioleta é tão prejudicial, não seria melhor evitar se expor aos raios solares? Acredite, você não vai precisar se esconder todos os dias do sol.


Caso não saiba, nosso corpo pode se beneficiar (e muito) da luz solar. Por exemplo, estimulando a produção de melanina, além de aumentar a retenção de vitamina D.


Contudo, essa exposição ao sol precisa ser equilibrada; prefira os raios da manhã, entre às 07h e às 10h, que é o período mais indicado para nosso rosto. Ou ainda, pode optar pelo sol após as 16h.


Entretanto, mesmo tomando sol nos horários com menor incidência de radiação ultravioleta, jamais deixe de aplicar uma boa camada de protetor solar no corpo e rosto!

Saiba como usar diariamente o protetor solar


Agora que já enaltecemos o poder do protetor solar, e a importância de se expor aos raios solares nos momentos certos, que tal umas dicas sobre cuidados importantes?


1 – Protetor solar de rosto não é o mesmo que o de corpo


Lembra que comentamos que o uso do protetor solar deve se estender do corpo para o rosto? Então, existe uma fórmula específica para a pele do rosto e do corpo.


De maneira geral, o efeito dos dois é similar, e sua formulação é praticamente a mesma. No entanto, o protetor corporal possui mais ativos hidratantes e com óleos.


Enquanto isso, o protetor solar para rosto oferece fórmula com toque seco. Em outras palavras, previne a pele de ficar oleosa e com brilho, equilibrando a produção de sebo.


2 – Adote o protetor com cor no lugar da base


Se você não abre mão da maquiagem no dia a dia, que tal escolher um protetor solar com cor? Ele pode ser uma alternativa legal para um visual clean, além de proteger a pele.


A princípio, existem infinitas marcas e formulações. Das mais espessas às mais aquosas. Para peles secas ou oleosas/mistas. São muitas as opções de cosméticos.


E sabe o que é melhor? Você vai conseguir manter seu rosto protegido da radiação ultravioleta, além de disfarçar manchas de acne, olheira e até mesmo a melasma.


3 – Sempre reaplique o produto ao longo do dia


Por fim, e não menos importante, o protetor solar deve ser aplicado a cada três horas. E aqui, estamos falando tanto do corpo quanto do rosto, até em ambientes fechados.


Apesar de muitos não conseguirem seguir esse cronograma de aplicação, ele é essencial, especialmente para driblar o câncer de pele e outros malefícios dos raios.


Além disso, o filtro solar deve ser aplicado especialmente se você passa horas e horas em frente ao computador, televisão, ou outras fontes de luz azul. Sabia disso?


Curtiu as dicas e sugestões de hoje? Se você já faz o uso correto do protetor solar, comenta aqui para a gente como ele tem ajudado na sua rotina, e qual sua fórmula favorita!