Clareamento Dental: Um Sorriso mais Radiante

Clareamento Dental: Um Sorriso mais Radiante - dentista fazendo clareamento dental numa paciente
Clareamento Dental: Um Sorriso mais Radiante (Imagem: Canva)

Se você tem vontade de fazer um clareamento dental, como forma de conquistar um sorriso mais radiante, hoje vamos te contar como isso é simples e fácil de ser realizado.


A seguir, vamos falar sobre o clareamento dental caseiro, e se ele é realmente eficaz. Além disso, abordaremos outros temas como cuidado com os dentes e clareamento a laser.

Tudo sobre o clareamento dental para ter um sorriso mais radiante


A princípio, um sorriso bonito é uma das características mais marcantes de um rosto. Ele pode transmitir confiança, alegria e simpatia. Por isso, é natural querer cuidar sempre dos dentes.


Com efeito, o clareamento dental é um tratamento estético que ajuda a ter um sorriso mais radiante, a deixar os dentes mais brancos, brilhantes e com aspecto de saudável e de bem cuidados.


O gel clareador que contém peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida é o responsável pelo procedimento. Esses produtos liberam oxigênio, quebrando as moléculas que escurecem os dentes.


Se você está pensando em investir no clareamento dental, portanto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o procedimento, desde as razões para investir, até as técnicas utilizadas.

Por que investir num sorriso mais radiante com o clareamento dental?


Em primeiro lugar, existem muitas razões para investir no clareamento dental. Além de melhorar a estética do sorriso, o tratamento também pode trazer benefícios para a saúde bucal.

  • Aumenta a autoestima: um sorriso branco e brilhante pode ajudar a aumentar a autoestima e a confiança em si mesmo, afinal, ele é nosso cartão de visitas;
  • Melhora a higiene bucal: o clareamento dental pode ajudar a remover manchas superficiais nos dentes, o que facilita a higienização e saúde bucal;
  • Previne doenças bucais: manchas nos dentes podem ser um sinal de doenças bucais, como cárie e gengivite. O clareamento ajuda a remover manchas e prevenir doenças.

Como é feito o clareamento dental caseiro


Primeiramente, o clareamento dental caseiro é o tipo mais acessível. Ele pode ser feito em casa, com um kit de clareamento comprado em farmácias ou lojas de produtos odontológicos.


Desse modo, para fazer o procedimento, basta seguir as instruções do kit. Normalmente, ele possui moldes de silicone que são preenchidos com o gel clareador.


Nesse sentido, os moldes são colocados nos dentes por algumas horas ao longo do dia. Geralmente, esse tratamento dura um período de duas a quatro semanas, mais ou menos.


Contudo, é de extrema importância seguir todas as instruções do kit cuidadosamente para evitar possíveis efeitos colaterais, como sensibilidade dentária.

Como é feito o clareamento dental a laser


Enquanto isso, o clareamento dental a laser é um tipo de procedimento mais eficaz e rápido do que o caseiro. Ele é realizado em consultório odontológico, com a ajuda de um laser.


Dessa forma, o laser aquece o gel clareador, o que permite que ele penetre mais profundamente nos dentes. O tratamento é feito dura cerca de uma hora e pode ser feito em uma única sessão.


No entanto, o clareamento dental a laser é mais caro do que o feito em casa, mas é uma opção mais segura e eficaz, com maiores garantias de sucesso do procedimento.

Qual é melhor: clareamento dental caseiro ou a laser


Antes de mais nada, a escolha do melhor tipo de clareamento dental depende das necessidades e preferências do paciente, e também de quanto ele está disposto a gastar.


Nesse sentido, o clareamento caseiro é uma opção mais acessível e flexível. Qualquer pessoa habilitada faz em sua casa, no seu tempo a um custo mais baixo.


No entanto, o clareamento dental caseiro pode ser menos eficaz e levar mais tempo para obter resultados. Por isso, é importante analisar com cuidado o custo benefício.


O clareamento dental a laser é uma opção mais eficaz e rápida. O Profissional dentista realiza o clareamento dental em um consultório especializado e com equipamentos qualificados.


Porém, esse tipo de procedimento é mais caro e pode causar maior sensibilidade dentária no paciente. Por isso, analise previamente as duas opções antes de escolher.

Dicas para cuidar dos dentes


Se você deseja manter os dentes saudáveis e brancos, é muito importante seguir uma rotina de cuidados bucais. Por isso, nós listamos algumas dicas abaixo. Confira:

  • Escove os dentes quatro vezes ao dia, por pelo menos dois minutos;
  • Use fio dental uma vez ao dia, e se puder, use também o enxaguante bucal;
  • Faça visitas periódicas ao seu dentista, para fazer limpezas importantes e exames;
  • Além disso, é importante evitar alimentos e bebidas que podem causar manchas nos dentes, como café, chá, vinho tinto e refrigerantes. Ah, e cuidado com o açúcar também.


Como você pode ver, o clareamento dental é uma ótima opção para quem deseja melhorar o sorriso. No entanto, escolha o tipo de clareamento mais adequado às suas necessidades.


Então, se você está pensando em aderir ao clareamento dental, é importante conversar com seu dentista para obter mais informações e detalhes sobre o procedimento.


Se você gostou das dicas de hoje, e deseja saber mais sobre clareamento dental, continue acompanhando outros conteúdos diários em nosso portal. Até mais!