Cabelo Curto é Mais Fácil de Tratar a Caspa?

Será que o cabelo curto é mais fácil de tratar a caspa? Se você já escutou isso por aí, hoje nosso post vai tratar especificamente desse tema, que pode ajudar muitas mulheres.


Ficou curiosa? Então vem conferir as principais dicas sobre como tratar essa doença, sugestões de shampoo anticaspa, como cuidar do cabelo e do couro cabeludo e mais!

Caspa: conheça a doença que atinge milhares de “cabeças”


Se você nunca teve problemas com a caspa, com certeza conhece alguém que sofre desse mal. Infelizmente, esse fungo atinge milhares de pessoas ao redor do mundo.


A princípio, a caspa é um problema frequente que, mesmo com estudos, ainda não teve sua causa descoberta. O que se sabe é que a higienização incorreta do couro cabeludo pode deixá-la mais agressiva.


Atualmente, a doença atinge tanto mulheres quanto homens, e o tratamento, na maioria dos casos, é feito com shampoo anticaspa e até mesmo condicionador anticaspa.


Mas claro, ela pode se manifestar de forma mais agressiva. Nesses casos, é importante buscar um médico dermatologista, que pode entrar com o uso de fármacos.


Há quem diga que pessoas com cabelo curto conseguem tratá-la de forma mais fácil e rápida. Mas será que isso é verdade? Calma, neste artigo vamos desvendar o mistério.

Shampoo e condicionador anticaspa: tudo o que você precisa saber


Vamos primeiro começar falando de dois produtos mais usados para tratar o couro cabeludo com caspa: o shampoo e condicionador, que devem ser específicos para esse fim.


A princípio, o shampoo anticaspa possui uma ação purificadora, esfoliante e de limpeza profunda. É muito comum que os produtos reduzam os efeitos e aquela coceira insistente.


Pensando que o fungo provoca a descamação do couro, coceira excessiva, vermelhidão, e até feridas, é importante o uso de cosméticos próprios para esse problema.


Em seguida temos o condicionador anticaspa. Aqui, a proposta é basicamente a mesma. A diferença é que o condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios.


Apesar de muitos acharem que ele não faz muita diferença na higienização do couro, acredite, ele é um potente produto, e pode ajudar na luta contra a caspa também.


Nesse sentido, você deve sempre comprar o condicionador anticaspa. E no momento de aplicá-lo, lembre-se de não deixar que o produto chegue perto da raiz.


Mas por quê? Acontece que o papel do condicionador é de selar a cutícula, já que tem alto poder de hidratação. E por isso é fundamental usá-lo no comprimento do cabelo.


Porém, se aplicá-lo no couro cabeludo, vai fazer com que aumente a produção de sebo e, consequentemente, maior quantidade de descamação da pele, ou seja, a caspa.

Cabelo curto facilita no tratamento contra a caspa?


Você com certeza já deve saber que manter os fios curtos facilita em alguns cuidados diários. Mas será que você já sabia que o cabelo curto ajuda a combater a caspa?


Ok, mas como isso é possível? A princípio, não existe nada de mais, ou alguma “mágica” capaz de eliminar o fungo dos fios só porque eles estão mais curtinhos.


Acontece que, com o comprimento menor, fica mais fácil cuidar dos cabelos em todos os aspectos. E um deles é nos cuidados diários para reduzir o fungo da caspa.


Então, se eu aderir ao cabelo curto, vai fazer com que a caspa suma? Infelizmente não, já que ela ataca diretamente o nosso couro cabeludo, causando descamação e coceira.


Contudo, os cuidados vão ficar mais fáceis na sua rotina. Por exemplo, para hidratar, pentear, etc. Mas lembre-se, na hora de aplicar o condicionador anticaspa, cuidado para não atingir a raiz.

Cuidados que vão te ajudar a combater a caspa


Infelizmente a caspa não tem cura! Mesmo que você use o melhor shampoo anticaspa, ou até remédios, dificilmente ela vai sumir por completo, mas pode ser controlada.


Por isso, listamos abaixo algumas dicas que você vai gostar de incluir na sua rotina de cuidados. E aí, pronta para adotar novos hábitos e garantir um cabelo limpo e saudável?


1 – Lave o cabelo corretamente


Ok, essa dica se aplica tanto ao cabelo curto quanto aos fios mais longos. Isso porque todo o processo de cuidados começa no banho e na lavagem das madeixas.


Lembre-se de não expor o cabelo à água muito quente, pois quanto maior a temperatura, maiores os níveis de descamação do couro, coceira e até de feridas.


Ah, e no momento de aplicar o shampoo anticaspa e o condicionador, lembre-se de ficar atenta. Nunca esfregue as unhas no couro, e não aplique condicionador na raiz.


2 – Procure um médico especialista para ajudar


Essa é uma dica que muitos ignoram, mas se você deseja reduzir consideravelmente a produção de caspa, busque o auxílio de um dermatologista.


Nesse sentido, ele vai poder te orientar com cuidados, melhores produtos e, em casos mais graves, poderá receitar remédios ou tratamentos específicos para o cabelo.


3 – Caso use secador, evite temperaturas altas


Por fim, e não menos importante, se você é adepta de secar o cabelo curto ou longo com o secador, é importante não fazê-lo na temperatura mais alta do seu aparelho.


A regra aqui é parecida com a da temperatura da água; expor os fios a altas temperaturas, só vai fazer com que seu cabelo desenvolva mais caspa e oleosidade.


Se você gostou das dicas de hoje, aproveite para compartilhá-las com aquela amiga ou algum familiar que está há meses sofrendo com a caspa e não sabe mais o que fazer.