Couro Cabeludo: 5 Dicas Para a Saúde Capilar

O couro cabeludo é o responsável por gerar todos os nossos cabelos. Pensando no couro cabeludo, daremos 5 dicas para a saúde capilar ser o mais saudável possível.


Pensando nisso, nós montamos um conteúdo repleto de dicas de cuidados, novas tendências em terapia capilar, e como manter os fios com saúde e beleza. Acompanhe:

Couro Cabeludo: 5 Dicas Para a Saúde Capilar
Couro Cabeludo: 5 Dicas Para a Saúde Capilar (Imagem: Freepik)

Couro cabeludo: Como cuidar do seu?


Será que levamos a sério a saúde do nosso couro? Afinal, o couro cabeludo é o responsável por dar vida a novos e saudáveis fios. Ou seja, merece atenção especial.


Contudo, será que você realmente tem adotado a rotina de cuidados ideal para seus fios? Se essa pergunta te deixou preocupada, calma que nós trouxemos a solução.


Neste post, reunimos as principais técnicas para deixar seu couro cabeludo limpo e saudável. Para isso, vamos falar sobre terapia capilar, desintoxicação capilar, entre outras tendências.

Principais cuidados com o couro cabeludo


Como você já deve ter notado, a beleza dos seus fios está 100% atrelada a quanto de cuidado você tem com o couro cabeludo. Portanto, ele vai ser o tema central deste post.


Abaixo, você confere algumas dicas de cuidados simples, mas muito poderosas que vão transformar seu cabelo em poucos dias. Ficou curiosa? Então confere só:


1 – O primeiro passo começa na lavagem


Se você é daquelas que dá mais atenção ao comprimento dos fios, esquecendo de cuidar do couro, sinto lhe informar que está cometendo um grande erro, garota.


A princípio, a primeira etapa de cuidados deve começar na higienização. Mais especificamente, na hora de lavar o cabelo, algo que é muito importante e merece atenção.


Para isso, você deve optar sempre por shampoos com o mínimo de ingredientes químicos possível. Outro detalhe que faz diferença é massagear o couro com a ponta dos dedos.


2 – Alterne os dias de lavagem


Em hipótese alguma fique mais de dois dias sem lavar o cabelo. Quanto mais dias seu cabelo passar sujo, maior será a produção de sebo. Ou seja, o couro cabeludo vai ficar oleoso.


3 – A temperatura da água importa


Mesmo que você adore tomar um banho com água quente, seus cabelos não vão gostar. Especialmente dos efeitos a longo prazo que a água quente causa nos fios.


O correto é fazer a lavagem com água morna, numa temperatura próxima aos 35 graus. Desse modo, você vai manter a produção de óleo natural em equilíbrio.

Tendências em cuidados com o cabelo


Ok, você já adotou as dicas que listamos acima, mas ainda assim acha que pode melhorar essa rotina de cuidados, deixando os cabelos mais lindos e saudáveis.


Nesse caso, temos duas sugestões a fazer: a terapia capilar e a desintoxicação capilar! Tais procedimentos são perfeitos para potencializar os efeitos obtidos com os outros hábitos.


Desintoxicação capilar: a purificadora do couro cabeludo


Sabe quando os nutricionistas falam para fazermos um detox quando exageramos na comida ou bebida? Pois é, também é possível fazer esse detox no couro cabeludo.


A princípio, a desintoxicação capilar é um procedimento que tem o objetivo de remover todas as impurezas que ficam acumuladas no couro cabeludo, e até nos fios.


Essa rotina detox é feita com processos de esfoliar e aplicar máscaras de hidratação. Com isso, você desintoxica e remove as principais impurezas das madeixas.


Em outras palavras, a desintoxicação capilar age purificando tanto o comprimento quanto o couro cabeludo. Aliás, essa técnica é muito indicada para processos de transição capilar.


E os benefícios são vários. Dentre eles, uma menor produção de sebo, desobstrução dos folículos capilares, maior hidratação e retenção dos nutrientes.


Para isso, você deve escolher um bom shampoo antirresíduos, esfoliante e claro, sua máscara hidratante favorita. Lembrando que este último não deve ser aplicado na raiz.


Terapia capilar: conheça o conjunto de tratamentos para o couro cabeludo


Outra tendência em cuidados com os cabelos que é muito interessante é a terapia capilar. Ou seja, um conjunto de tratamentos para os fios e couro cabeludo.


A princípio, a terapia capilar trata de diversas doenças, desde as mais comuns, chegando até a caspa agressiva e a alopecia (também conhecida como calvície).


Logo, a função desse tratamento é cuidar e prevenir que doenças surjam nos fios e no couro cabeludo. Para isso, são feitas sessões terapêuticas com várias técnicas.


Vale lembrar que todos esses cuidados e tratamentos são sempre prescritos e executados por um profissional tricologista, que pode usar produtos e aparelhos no processo.


Com relação aos benefícios, podemos destacar mais brilho e força nas madeixas, além de ser um aliado na luta contra a caspa, reduzindo a descamação no couro.


Por fim, a terapia capilar também ajuda no controle de oleosidade, fortalece as cutículas dos fios, eliminando aquele aspecto poroso e de cabelo sem vida.


E aí, gostou das nossas dicas de cuidados? Comenta aqui se você já tinha ouvido falar em desintoxicação capilar ou sobre a terapia capilar. Lembre-se de compartilhar as dicas!