Cabelo Curto: A Revolução do Chanel

O cabelo curto é super estiloso e capaz de repaginar qualquer visual. Com o passar dos anos, o famoso chanel foi se revolucionando, e ganhando novas formas.

Hoje, vamos falar sobre as principais tendências em cabelo curto, benefícios de aderir aos fios curtos, dicas e mais!

Cabelo Curto A Revolução do Chanel
Cabelo Curto A Revolução do Chanel (Imagem: Canva)

Chanel curto: conheça a história do corte mais famoso

Cabelinho na régua, corte desconstruído, mais alongado, repicado. Enfim, as possibilidades de usar o cabelo curto estilo chanel são várias e super fashionistas.

Muito se engana quem pensa que o chanel é um simples corte acima dos ombros. A princípio, existem várias formas de explorar o corte, de acordo com o formato do rosto ou preferência da pessoa.

Provavelmente você já se perguntou de onde surgiu o nome para este corte de cabelo curto. Mas vamos te contar! O corte chanel foi inventado pela renomada estilista Coco Channel.

Nesse sentido, existem várias histórias e suposições de como ela teria “criado” o corte. Alguns dizem que o chanel curto nasceu pouco antes do início de um desfile onde Coco quis inovar.

Naquela época, uma mulher com cabelos curtos era algo bastante incomum. Há quem diga que o chanel foi criado quando o secador de cabelo da estilista estourou, queimando parte do seu cabelo.

Então, na pressa de encontrar uma solução, Coco teria decidido cortar os cabelos acima da nuca. O que seria uma atitude bem radical para aquela época no mundo.

Seja qual for a verdadeira história por trás do nascimento do chanel curto, o corte ganhou fama absurda, tendo sido reinventado conforme os anos foram passando.

Corte chanel combina com qual tipo de rosto

Você já deve ter escutado por aí que o cabelo curto foi feito apenas para mulheres com o rosto mais longo e fino, sempre sendo associado a pessoas mais magras.

No entanto, saiba que o chanel curto pode ser adaptado para todos os formatos de rosto! Basta fazer leves adaptações para que o corte deixe seu visual harmônico e estiloso.

A seguir, listamos algumas dicas de como adaptar o cabelo curto conforme o formato do rosto. Assim, você pode abusar da tendência e realçar ainda mais sua beleza:

1 – Rosto redondo

Se você quer apostar no chanel curto e tem o rosto mais redondo, a dica é fazer o corte na altura do queixo ou um pouco mais abaixo. Isso vai passar a sensação de face mais longa.

Além disso, você também pode apostar em um corte assimétrico, que passa a sensação de rosto mais fininho. Ou ainda, aposte em uma franja no comprimento do nariz, também para alongar o rosto.

2 – Chanel curto no rosto oval

A princípio, esse formato de rosto combina com praticamente todos os tipos de cortes. Agora, se você quiser disfarçar o queixo pontuado, evite o cabelo curto demais.

Nesse sentido, o chanel curto assimétrico é uma ótima sugestão para quem deseja um ar moderno. Se preferir, deixe mais curto na nuca e adote uma franja mais longa.

3 – Cabelo curto com rosto em formato quadrado

O cabelo curto chanel em rostos quadrados deve ser mais longo que a altura do queixo. Então, é interessante optar por camadas ou deixar as pontas desfiadas.

Assim, o visual ficará mais suave e harmônico. Outra sugestão é fazer o corte mais arredondado. Se preferir, acrescente uma franjinha lateral ou assimétrica, que possa ser usada de qualquer lado.

4 – Rosto em formato de coração

Por último, se você tem o rosto em formato de coração (ou triângulo invertido), deve optar por um cabelo curto que aumente o volume na região inferior do rosto.

Portanto, escolha um corte com mais volume nas pontas. Você pode usar o babyliss para criar o efeito ondulado, se preferir ou usar truques de ondular o cabelo com a chapinha.

Cabelo curto com franja: a combinação poderosa

Se o cabelo chanel por si só já é uma mudança radical, acrescentar uma franja é com certeza uma escolha ousada. Porém, o resultado pode ser incrível e fashion.

Nesse sentido, o cabelo curto com franja é uma das tendências para a temporada de inverno 2023, ficando em evidência entre as principais it girls ao redor do mundo.

Contudo, além de saber escolher um bom estilo para seu cabelo chanel, é necessário se atentar ao comprimento e estilo da franja. Dessa forma, seu visual ficará em evidência.

As principais tendências em cabelo curto com franja envolvem:

  • Cabelo chanel no ombro com franja clássica
  • Corte “joãozinho” com franja lateral
  • Cabelo curto com franja repicada
  • Franja curta com corte short bob
  • Pixie com baby bangs, onde a franjinha fica bem curtinha, tornando o comprimento do cabelo em evidência.

Uma dica legal é levar em consideração as dicas acima, sobre o formato do seu rosto. Converse com seu cabeleireiro favorito sobre o melhor formato e corte para seu tipo de rosto.

Dicas para manter seu chanel curto

Agora que você já sabe qual o melhor e mais indicado chanel curto de acordo com o seu rosto, é importante saber cuidar dos fios, tanto no couro cabeludo quanto no comprimento.

Pensando nisso, montamos um checklist com dicas para deixar seu curtinho sempre estiloso, hidratado e bem cuidado. Dessa forma, seus cabelos estão sempre em evidência. Acompanhe:

Como cuidar do meu corte chanel

A princípio, o chanel curto pode fazer com que a oleosidade do couro cabeludo chegue mais rápido até as pontas. Ou seja, deixando o cabelo com aquele brilho desagradável.

Então, dependendo do seu tipo de cabelo, é importante escolher produtos que mantenham o equilíbrio na medida. Ou seja, raiz sequinha e pontas hidratadas.

Além disso, é indicado sempre manter o cabelo curto com o corte em dia. Então, visite o salão, pelo menos, a cada 45 dias para que os fios não percam o desenho do corte.

Como deixar as pontas do corte chanel para dentro

Se quer trazer delicadeza para seu visual, pode deixar as pontas do cabelo curto viradas para dentro. A princípio, a técnica deixa o visual mais romântico e clássico.

Desse modo, evite o uso da chapinha, optando por uma escova redonda. Então, seque com secador, rodando as pontas para dentro. Por fim, aplique um finalizador para que o penteado dure o dia inteiro