Unha inflamada: O que Fazer nesses Casos

Se você está sofrendo com a unha inflamada, hoje vamos te contar o que fazer nesse caso, e como tratar de forma correta para que a saúde dos seus pés não seja prejudicada.


Portanto, separamos um compilado com diversas dicas, além de orientações sobre profissionais que podem ajudar ao longo do tratamento da sua unha encravada e inflamada. Acompanhe.

Neste artigo você vai encontrar:

Unha Inflamada: Causas, tratamentos e cuidados essenciais

Unha inflamada: O que Fazer nesse Casos - Podólogo tratando uma unha inflamada de um paciente.
Unha inflamada: O que Fazer nesse Casos (Imagem: Canva)


A unha, além de desempenhar um papel estético importante, também têm funções protetoras para as pontas dos nossos dedos e do nosso pé como um todo.


No entanto, uma unha inflamada pode rapidamente se transformar em um problema doloroso e desagradável. Neste artigo, exploraremos as causas subjacentes das unhas inflamadas.


Além disso, vamos falar da importância de contar com uma Podóloga para tratamento, dicas para manter a unha saudável e sugestões de curativos caseiros para alívio temporário da dor.

O que faz a unha inflamar?


A princípio, a unha inflamada, também chamada de paroníquia, pode ter várias causas. Quase sempre, ela vem acompanhada de vermelhidão, dor e, em casos mais sérios, pus.


Com efeito, as causas mais comuns para inflamação nas unhas incluem:

  • Unha encravada: quando as bordas das unhas crescem para dentro da pele nas laterais dos dedos, ocorre uma pressão, que pode resultar em inflamação e dor;
  • Ferimentos: cortes, lesões ou impactos na área das unhas podem causar inflamação e infecção. Acredite, a dor é bastante chatinha e merece cuidado;
  • Exposição excessiva à água: manter os pés frequentemente em contato com água, principalmente água suja, pode permitir a entrada de bactérias;
  • Cuidados inadequados: por fim, não cortar as unhas de forma incorreta, usar calçados apertados ou não higienizá-las pode contribuir para a inflamação.

Por que procurar uma Podóloga?


Ao lidar com uma unha inflamada, é importante consultar uma podóloga para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz, prescrito por um profissional.


Nesse sentido, buscar uma Podóloga especializada em cuidados com os pés e unhas, vai lhe garantir um diagnóstico e tratamento especializado para aliviar a inflamação e evitar complicações.


Inicialmente, a Podóloga vai avaliar a gravidade da inflamação, além de realizar procedimentos para aliviar a pressão das unhas encravadas, fornecendo orientações precisas.


Além disso, ela vai poder te orientar sobre a forma correta de cuidar da unha para evitar futuros episódios de inflamação. Em casos de infecções, ela também pode recomendar tratamentos ou remédios.

Como manter a unha sempre saudável?


Além de buscar tratamento profissional, adotar hábitos saudáveis de cuidado com a unha é essencial para prevenir a inflamação. Aqui estão algumas dicas essenciais:

  1. Faça o corte adequado: é preciso cortar as unhas retas e não muito curtas, evitando ângulos arredondados que possam levar ao crescimento para dentro da pele;
  2. Mantenha a higiene regular: lave sempre as mãos e as unhas com água e sabão regularmente. Lembre-se de secar bem a área ao redor das unhas após o contato com a água;
  3. Aposte na hidratação: a princípio, aplique um creme hidratante nas mãos e pés, não esquecendo as cutículas para manter a pele saudável e hidratada;
  4. Use calçados folgados: com efeito, aposte em sapatos que não pressionem seus dedos e garantam um espaço para as unhas respirarem corretamente.

Posso fazer curativo caseiro?


Enquanto aguarda a consulta com uma Podóloga ou como complemento ao tratamento, apostar em um curativo caseiro pode proporcionar alívio temporário para sua unha:

  • Faça banhos com Sal Epsom: inicialmente, mergulhar os pés em uma bacia de água morna com sal Epsom pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar o desconforto;
  • Aposte nas compressas com chá: Compressas feitas com chá de camomila ou chá preto morno podem ajudar a acalmar e desinchar a área inflamada;
  • Faça do óleo de coco seu melhor amigo: com efeito, o óleo de coco possui propriedades antibacterianas e hidratantes. Aplique uma pequena quantidade na área afetada;
  • Aplique alho e azeite: faça uma mistura de alho esmagado com azeite e aplique suavemente sobre a área inflamada. O alho tem propriedades antibacterianas.

Como você pode ver, a unha inflamada pode ser bastante desconfortável e dolorosa, mas com a orientação certa e cuidados adequados, é possível aliviar a inflamação e prevenir recorrências.


Nesse sentido, ao consultar uma Podóloga, você estará investindo na saúde das suas unhas e evitando complicações mais graves. Ah, e é importante cuidar dos hábitos também.


Por fim, lembre-se de que a prevenção é sempre melhor do que remediar, então adote hábitos de cuidado regulares para manter suas unhas saudáveis e bonitas.


E se alguma vez você enfrentar uma unha inflamada, saiba que o curativo caseiro pode oferecer alívio temporário enquanto você busca a ajuda profissional necessária.