Alimentação Saudável: Dicas mais que Saudáveis

Quer descobrir os segredos da alimentação saudável com dicas mais que saudáveis? Hoje vamos te contar os principais alimentos que você deve incluir na sua rotina e seus benefícios no corpo!

Alimentação Saudável: Dicas mais que Saudáveis - Mulher com um homem comendo comida saudável
Alimentação Saudável: Dicas mais que Saudáveis (Imagem: Canva)

Alimentação saudável: por que ela é tão importante


Se você está buscando mudar hábitos e adotar uma rotina mais equilibrada, com foco na saúde do corpo e da mente, saiba que a alimentação saudável pode te ajudar!


Antes de mais nada, precisamos deixar bem claro que a alimentação saudável não é sinônimo de restrição, mas de moderação e equilíbrio. Logo, nenhum alimento é vilão.


Acontece que, há muitos anos, as pessoas demonizam certos tipos de alimentos, como se eles fossem culpados pelo excesso de gordura ou surgimento de doenças.


Na verdade, um alimento isolado não tem capacidade de nos fazer engordar ou emagrecer. Por exemplo, uma bola de sorvete não vai te fazer aumentar de peso.


Assim como uma tigela de alface não será capaz de te fazer queimar gordura. É tudo uma questão de contexto, adaptação e, claro, equilíbrio alimentar na rotina.


Tendo isso em mente, podemos falar sobre como a alimentação saudável, rica em legumes, vegetais e frutas pode ser uma poderosa aliada para melhorar sua saúde.


Mas como? É simples; pensando que nosso corpo necessita de vitaminas, minerais, proteínas, entre outros componentes, é necessário consumir alimentos que contenham esses ativos.


Portanto, hoje vamos falar sobre como a comida tem papel fundamental em uma rotina saudável, que vai cuidar do seu corpo e mente, garantindo ainda mais saúde.

O poder dos vegetais em nossa alimentação


A princípio, o pilar de uma alimentação saudável é a ingestão diária de legumes e muitos vegetais. E mesmo assim, muitas pessoas ignoram eles ao longo das refeições.


Porém, isso é um grande erro, mesmo para aqueles que insistem em falar que não gostam de vegetais. Mas nós trouxemos alguns benefícios de seu consumo que te farão mudar de ideia.


Por exemplo, o consumo diário de vegetais, tanto no almoço quanto na janta, vai fazer maravilhas pelo seu intestino. Em outras palavras, adeus prisão de ventre.


Mais que isso, incluí-los nas refeições também é benéfico na prevenção do declínio cognitivo, algo muito comum em idosos. Nesse caso, dê preferência a folhas verdes.


E claro, os vegetais são perfeitos para quem está em processo de eliminação de gordura, ou seja, auxilia no emagrecimento. Isso porque eles ajudam na saciedade.

As frutas também fazem parte de uma alimentação saudável


Assim como os vegetais, colocar frutas nas suas refeições também é importante para quem deseja ter mais qualidade de vida e saúde prolongada. Além de serem deliciosas.


E claro, elas também são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, que ajudam a filtrar a gordura presente no fígado. É muito importante incluí-las em, ao menos, duas refeições.


Assim como os vegetais, comer frutas diariamente traz diversos pontos positivos para nossa saúde. Elas também auxiliam no melhor funcionamento do intestino, por exemplo.


Além de refrescantes e saborosas, as frutas fortalecem nosso sistema imunológico, graças aos diversos nutrientes, minerais e outras vitaminas presentes nas porções.


Algumas delas, inclusive, são poderosos calmantes naturais. Quem nunca escutou que o maracujá ajuda a reduzir os níveis de estresse, além de induzir ao sono?


E claro, uma alimentação saudável com frutas pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce. Além da saúde, as frutas podem manter a pele hidratada!

Comida de verdade importa


Para finalizar nosso conteúdo sobre alimentação saudável, vamos falar um pouco sobre como a comida de verdade gera impacto positivo em nossa saúde física e mental.


Quando falamos em comida de verdade, é aquela básica de todo dia. Sabe, o arroz, com feijão, muitos legumes, vegetais e alguma fonte de proteína, de preferência magra.


Infelizmente, muitos propagam informações falsas de que arroz, ou qualquer outra fonte de carboidrato, faz mal. Porém, a ingestão moderada deles nos fornece energia.


Logo, temos força para realizar atividades diárias, especialmente exercícios físicos regulares, que também são muito importantes. E claro, é possível incluir outros alimentos.


Muitos nutricionistas já propagam que, uma alimentação saudável, onde 80% dela envolve moderação e consumo de comida de verdade, permite que os outros 20% sejam de outros alimentos.


Por exemplo, seu doce favorito, uma fatia de pizza, um hambúrguer com carne magra, uma fatia de bolo. Enfim, é possível ser saudável sem abrir mão do que se gosta.


Gostou do nosso conteúdo de hoje? Então aproveite para explorar mais o nosso portal, que está repleto de dicas e sugestões para uma vida mais leve e saudável!