Corpo e Mente: Equilíbrio Saudável

Você sabe como é possível manter um equilíbrio saudável entre o corpo e mente? Com uma mudança de hábitos simples, e algumas dicas legais, você vai transformar o seu corpo e a sua vida.

A importância do equilíbrio corporal e mental para uma vida melhor


A gente está sempre falando sobre como cuidar dos cabelos, da pele, e rituais de beleza para se sentir bem esteticamente. Mas hoje vamos focar em outro fator importante: corpo e mente.


Mas calma, o objetivo não é falar em corpo ideal, mas no quesito de corpo e mente saudáveis. Quando falamos em equilíbrio, é sobre ser saudável, mas não se restringir.


Durante muitos anos, a palavra saudável foi associada a um padrão de magreza, onde apenas quem tinha o corpo magro e com curvas era considerado saudável.


No entanto, levar uma vida saudável vai além. Não é sobre o seu corpo físico, mas sobre como você o enxerga e o trata. E essa relação afeta diretamente a saúde mental.


Pensando nisso, hoje vamos dedicar nosso conteúdo para falar sobre alimentação saudável não restritiva, equilíbrio mental e emocional, e os impactos positivos de alguns hábitos em nossa saúde mental.

Impacto da alimentação saudável na saúde


Quando a gente fala de alimentação saudável, não é sobre deixar de comer certos alimentos, mas sobre nossa relação diária com a comida, e sobre priorizar o equilíbrio.


A princípio, a base de uma alimentação saudável é a ingestão de “comida de verdade”. Ou seja, arroz, feijão, uma carne magra. E claro, muitas verduras e legumes.


Nessa alimentação também não podem faltar as frutas, que são ricas em vitaminas e nutrientes essenciais para manter o funcionamento do nosso corpo e mente diariamente.


De acordo com vários médicos e estudiosos, essa rotina alimentar ajuda a manter o organismo saudável, mas também gera impacto positivo em nossa saúde mental.


E sejamos sinceros, se nossa mente não estiver 100% bem, nosso corpo também não vai estar. Uma dica legal é procurar um nutricionista para prescrever uma rotina equilibrada.


Esta deve contemplar todos os alimentos ricos em nutrientes, aminoácidos, vitaminas e minerais importantes. Mas também precisa conter alimentos que cuidam da nossa alma.


Mas como assim? Vamos explicar! Sabe aquele alimento que quando você dá uma mordida, te faz lembrar de um momento ou uma pessoa especial? Ou seja, ela gera uma memória afetiva.


Pode ser aquele bolo de cenoura quentinho que sua avó fazia, aquele prato especial que sua mãe fazia quando você era pequeno. Enfim, elas retratam momentos bons.


Logo, é importante saber que uma alimentação saudável também pode contemplar alimentos assim. Basta que sejam consumidos em equilíbrio para que sua saúde mental também seja impactada.

Como manter corpo e mente num equilíbrio saudável


Como dito, nosso corpo e mente se beneficiam quando temos uma alimentação saudável e equilibrada. Contudo, mais que a alimentação, existem outros hábitos capazes de nos ajudar.


Portanto, montamos um checklist com hábitos importantes e poderosos que vão transformar seu corpo e sua saúde mental de uma forma positiva. Confira a seguir:


1 – Fazer terapia


Esse é com certeza um dos melhores hábitos para se ter equilíbrio mental e corporal. A princípio, a terapia pode te ajudar a lidar com conflitos internos e suas emoções.


Mas para isso, é necessário buscar ajuda de um profissional especializado (psicólogo, psiquiatra ou terapeuta integrativo), que possa te orientar ao longo desse processo de se conhecer.


2 – Fazer meditação


Além da alimentação saudável, existe um hábito capaz de causar um grande impacto positivo no corpo e mente, além de ser benéfico para nossa saúde mental: a meditação!


Atualmente, a prática de meditação já se tornou popular entre várias pessoas. E o mais legal é que você não precisa de praticamente nada para começar esse hobbie.


Tudo o que você vai precisar é de um local tranquilo, por exemplo, seu quarto. Pra quem está começando, pode ser uma meditação guiada. Então, sente-se confortavelmente.


Agora, feche os olhos, respire fundo, e esvazie sua mente. O ideal é você ficar meditando, pelo menos, por uns 15 minutos. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa.


Muitos gostam de meditar logo pela manhã; outros preferem a prática à noite, antes de dormir. Mais uma vez, isso muda de pessoa para pessoa, e não existe uma regra.


Independente do horário, saiba que o hábito de se desconectar do mundo e focar apenas em você, vai fazer maravilhas pela sua saúde mental e também pelo seu corpo.


3 – Leia antes de dormir


Nossa terceira indicação de hábitos que vão turbinar seu corpo e mente é a leitura. E se ela for feita pouco antes de dormir, o resultado pode ajudar até a pegar no sono.


Vamos considerar que você mexa no celular ou assista uma série antes de ir dormir. A luz das telas pode prejudicar nosso equilíbrio mental, e atrapalhar a noite de sono.


Porém, uma forma de driblar isso é ler (ou até meditar) por, pelo menos, 30 minutos antes de efetivamente dormir. Acredite, esse hábito vai te ajudar muito a ter uma rotina saudável.


Como você pode perceber, cuidar do corpo e mente, e da nossa saúde mental, é mais fácil do que parece. Mas claro, é importante ter disciplina e buscar ajuda, quando necessário.