Cabelo Comprido: Fios Fortes e Sedosos

Como está a sua lista de metas para o novo ano? Há quem almeje economizar dinheiro, perder alguns quilinhos, fazer um novo curso… Mas há aquelas que estão focadas em uma única missão: conquistar o tão desejado cabelo comprido!

Pois hoje é o seu dia de sorte querida aspirante a Rapunzel, vamos revelar aqui qual é o passo a passo ideal (e comprovado) para ter um cabelo comprido, volumoso e cheio de saúde!

Ansiosa para ver o seu cabelo cobrindo as costas? Então chega de enrolação e vamos às dicas, anote tudo e organize sua agenda, porque esse ano o projeto cabelão sai!

Conquiste o seu cabelo comprido de dentro para fora

Bom, antes de mais nada precisamos falar sobre como anda a sua dieta e o seu hábito de beber água. E você pode se perguntar: mas o que isso tem a ver com cabelos compridos? Tudo!

Afinal, nossos bulbos capilares, as estruturas que produzem nossos fios de cabelo, são alimentados pelos nutrientes que ingerimos através da alimentação.

Ou seja, sem as vitaminas provenientes de uma dieta balanceada e que inclui todos os grupos alimentares, o bulbo capilar não é nutrido e consequentemente o fio de cabelo para de crescer.

Portanto, certifique-se de incluir alimentos fonte de Vitamina A, Vitamina E, Biotina, Ferro e Zinco, que desempenham um papel fundamental no crescimento capilar. Ovos, amêndoas e batata-doce são ótimos exemplos!

Manter uma dieta saudável garante não só um cabelo comprido, como também um cabelo forte, pois um bulbo capilar bem nutrido é muito mais resistente.

A água também cumpre uma função essencial na manutenção do cabelo comprido, sabemos que todo o corpo depende da hidratação para funcionar, e com o cabelo não é diferente.

Caso sua ingestão de água seja baixa, o corpo, de modo inteligente, concentra os líquidos nos órgãos vitais, não sobrando muito para o que ele considera “supérfluo” que é o caso das unhas e dos cabelos.

Portanto, já sabe né? Beba muita água! Tenha sempre uma garrafinha por perto e se precisar recorra a aplicativos e alarmes que te lembrem da hidratação ao longo do dia.

Dica extra: Vale lembrar que o cabelo é constituído de queratina que é um tipo de proteína, por isso é muito importante que você inclua boas fontes de proteína na sua alimentação. Como por exemplo: carnes magras, ovos e leite.

O couro cabeludo é a chave do crescimento para ter cabelos compridos!

Mulher com cabelo liso
Mulher com cabelo liso (Imagem: Canva)

Às vezes investimos todo o nosso tempo (e dinheiro, rs) nos produtinhos que tratam os fios, máscaras de cabelo, óleos, finalizadores… sim eles são importantes, mas é importante se atentar que a estrutura “viva” do nosso cabelo é o bulbo capilar!

E onde está localizado o bulbo capilar? No couro cabeludo! Por isso a importância de tratá-lo também, e não se dedicar apenas aos cuidados com o comprimento do fio.

Um couro cabeludo saudável é “terreno fértil” para o nascimento e crescimento dos cabelos. E você sabe como cuidar do seu couro cabeludo? Bom, o primeiro passo é deixá-lo sempre limpo e livre de resíduos.

Para isso, você pode utilizar um shampoo anti-resíduos uma vez por semana se o seu cabelo for oleoso, uma vez a cada quinze dias caso seja um cabelo misto, ou até uma vez por mês no caso de serem secos, como costuma ser o cabelo cacheado, por exemplo.

Massagens no couro cabeludo é de extrema importância, e essa técnica ficou conhecida como “scalp care,” ou seja, movimentos circulares com as pontas dos dedos ou com escovas específicas, que inclusive recentemente ficaram famosas entre as influencers de beleza!

A massagem estimula o fluxo sanguíneo no couro cabeludo o que consequentemente leva mais nutrientes para essa região e assim, acontece o crescimento dos fios.

Por isso, se você deseja turbinar a sua técnica de “scalp care” vale a pena adicionar tônicos capilares ou óleos essenciais no momento da massagem. Já que esses produtos também contém boas quantidades de nutrientes. Veja abaixo alguma opções:

Óleo de prímula

Este óleo essencial controla a oleosidade excessiva, ajuda a tratar a caspa e contribui com a hidratação do couro cabeludo. É rico em ácidos graxos essenciais, gorduras boas que o nosso organismo não consegue produzir.

Estudos têm conseguido atestar a eficiência do óleo de prímula no crescimento capilar. Ele pode ser encontrado em cápsulas para ingerir, ou em solução que pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo.

Óleo de alecrim

Este óleo é um poderoso anti-inflamatório natural, e é capaz de eliminar fungos e bactérias que se instalam no couro cabeludo, comprometendo a saúde do mesmo.

O óleo de alecrim desobstrui os folículos e estimula a circulação, diminuindo a queda e promovendo o crescimento! O resultado é um cabelo grosso, bem nutrido e fortificado.

Tônico de alho

O óleo de alho é um velho conhecido de quem está em busca do cabelão! É quase impossível você não ter ouvido falar das propriedades do tônico de alho.

Ele é rico em compostos de enxofre que melhora consideravelmente a circulação sanguínea, aumentando a disponibilidade de nutrientes nos folículos capilares, além disso, o alho é fonte de minerais essenciais, como o zinco e o selênio, importantes para o crescimento dos fios.

É também um poderoso bactericida e antifúngico, reduz inflamações e coceiras no couro cabeludo e combate a caspa. Ah, e pode ficar tranquila, a maioria dos tônicos de alho disponíveis no mercado não deixam cheiro ruim nos cabelos!

Tônico de café

A cafeína é um poderoso estimulante da circulação sanguínea, por isso o seu uso é muito bem-vindo no couro cabeludo.

Atentas às propriedades benéficas da cafeína, muitas marcas investiram nesse princípio ativo e atualmente é possível encontrar linhas de tratamento capilar completas tendo o café como ingrediente principal.

A cafeína não age apenas estimulando a circulação sanguínea, estudos recentes comprovaram que ela é capaz de bloquear o hormônio DHT, que age dentro dos folículos capilares, provocando a morte das células e a consequente queda dos fios.

Fique atenta aos hábitos do dia a dia

De nada adianta investir em bons produtos se no dia a dia você ainda comete alguns “pecados capitais” que podem destruir os seus cabelos! Confira a listinha abaixo e veja se você possui algum desses maus hábitos:

Dormir com os cabelos molhados

Quando os fios estão molhados ficam mais maleáveis e frágeis, portanto estão muito mais suscetíveis à quebra.

Ao deitar a cabeça no travesseiro, você gera atrito que consequentemente faz com que os fios se quebrem. Além de que, ao abafar o couro cabeludo úmido na fronha do travesseiro, você cria um ambiente favorável à proliferação de fungos, que podem ocasionar caspa.

Prender os cabelos com muita força

Sabe aquele rabo de cavalo ou coque muito apertados? Eles podem ser a causa da quebra excessiva e dificuldade de crescimento dos seus cabelos!

Algumas pessoas até imaginam que ao prender os cabelos, tensionando-os para trás, você estaria “ajudando” os fios a “sair” do couro cabeludo, ganhando alguns centímetros de comprimento.

Porém essa ideia não passa de um mito, e na verdade, prender os cabelos com muita tensão, apenas fará com que os fios quebrem. Por tanto, não exagere!

Pular etapas do cronograma capilar

Mulher com um cronograma capilar ao seu lado
Mulher com um cronograma capilar ao seu lado (Imagem: Canva)

Não adianta, para crescer o cabelo necessita de nutrientes e proteínas constantemente. Por isso, dividir o tratamento capilar em ciclos é a estratégia mais inteligente!

Existem protocolos diferentes para cada tipo de cabelo e até para cada objetivo e nível de dano, porém todos os protocolos compreendem três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

E é muito importante que você inclua esses passos na sua rotina de cuidados, pois em cada etapa o seu cabelo receberá nutrientes essenciais para o crescimento.

Há quem pule a etapa da reconstrução por achar que ela deixa um aspecto rígido nos fios, mas esse é o efeito da queratina, que atua na restauração das cutículas capilares, deixando o fio mais forte e saudável.

Ah, e também não vale substituir os cremes para hidratação pelo condicionador, apesar do efeito de ambos nos cabelos ser parecido, suas funções são completamente diferentes! Enquanto o condicionador sela as cutículas do fio, o creme de hidratação repõe água e nutrientes dentro do fio.

E falando em reposição, nada melhor para repor nutrientes do que um bom creme de nutrição! Esta etapa também fará maravilhas para o crescimento do seu cabelo, aposte em formulações ricas em óleos naturais como argan e macadâmia.

Abusar dos procedimentos químicos

Você pinta os cabelos? gosta daquele efeito liso progressiva? Pois então fique atenta à frequência com que você coloca química nos cabelos!

É quase impossível manter um cabelão comprido fazendo química constantemente, isso porque, como você deve imaginar, esses procedimentos agridem a estrutura do fio, facilitando a quebra.

Não deixe de procurar a ajuda de um profissional ao optar por tratamentos químicos, inclusive algumas químicas são incompatíveis entre si, e o efeito pode ser muito perigoso! Não faça nada em casa se não tiver conhecimento!

E aí, pronta para colocar o projeto cabelão em prática? Com essas dicas ficou muito mais fácil, não é mesmo? Então já compartilhe com aquela amiga que vai virar Rapunzel junto com você!

Perguntas frequentes:

Como cuidar do cabelo comprido?

Com certeza, cuidar dos cabelos compridos requer uma atenção especial. Veja abaixo algumas atitudes que vão beneficiar o cabelo comprido:

  • Fique atenta para utilizar produtos que atendam as necessidades do fios;
  • Corte o cabelo regurarmente para tirar as pontas duplas;
  • Siga uma rotina de cronograma capilar;
  • Evite lavar o cabelo com água quente;
  • Proteja os fios do calor excessivo;
  • Penteie os fios com muito cuidado para não danificá-los;
  • Tenha uma dieta equilibrada;
  • Beba bastante água;
  • Evite usar produtos químicos agressivos.

O que fazer para o cabelo ficar comprido?

Para ter cabelos compridos, temos que seguir algumas recomendações básicas, como cuidar da alimentação, ter um cronograma capilar que atenda as necessidades dos fios, cuidar da saúde do couro cabeludo, lavar a cabeça em água fria ou morna, evitar usar objetos que transmitem calor excessivo aos cabelos, cortar as pontas regularmente, entre outros.

Quanto tempo demora para ter um cabelo comprido?

Geralmente, os cabelos crescem cerca de 1 a 1,5 centímetros ao mês. Portanto, ele pode crescer aproximadamente de 15-20 centímetros por ano. Porém, vai depender muito do estilo de vida, da alimentação, da saude capilar em geral entre outros fatores.

Em conclusão, dependendo do tamanho que estiver o cabelo, pode demorar um tempo considerável até alcançar o comprimento desejado

Porque meu cabelo não fica comprido?

Existe algumas razões que afetam o crescimento dos fios como:

  • Saúde capilar de baixa qualidade: Cabelos danificados por produtos químicos ou calor excessivo, uso de produtos inadequados para o seu tipo de cabelo, falta de hidratação, nutrição e reconstrução entre outros;
  • Problemas de saúde: Desequilíbrios hormonais ou problemas de saúde em geral, e deficiências nutricionais;
  • Genética: A famósa genética é favorável para algumas pessoas e a outras não. Pois tem pessoas que têm o crescimento mais rápido, enquanto outras têm um crescimento mais lento;
  • Estresse: Situações do dia a dia que causam estresse podem desencadear a queda excessiva dos fios ou afetar o ciclo de crescimento capilar, levando a um crescimento muito mais lento;
  • Idade: Ao decorrer dos anos, o crescimento do cabelo tende a diminuir. À medida que avançamos na idade, os folículos capilares podem se tornar menos ativos, resultando em um crescimento mais lento.

Portanto, se o seu cabelo está crescendo muito lentamente, procure um especialista em saúde capilar, para esse profissional avaliar as necessidades do seu cabelo e dar as orientações e tratamentos para que você tenha o tão sonhado cabelos compridos.

Qual tamanho de cabelo é considerado longo?

E muito relativo dizer o que é considerado um cabelo longo, pois vai depender muito do contexto cultural em que o indivíduo está inserido.

Porém, aqui no ocidente, geralmente é considerado um cabelo comprido quando ele ultrapassa os ombros. No entanto, muitas pessoas condideram que o cabelo é comprido quanto ele está no meio da costa para baixo.