O cabelo curto é super estiloso e capaz de repaginar qualquer visual. Com o passar dos anos, o famoso chanel foi se revolucionando, e ganhando novas formas.
Hoje, vamos falar sobre as principais tendências em cabelo curto, benefícios de aderir aos fios curtos, dicas e mais!
Conteúdo do Artigo
Chanel curto: conheça a história do corte mais famoso
Cabelinho na régua, corte desconstruído, mais alongado, repicado. Enfim, as possibilidades de usar o cabelo curto estilo chanel são várias e super fashionistas.
Muito se engana quem pensa que o chanel é um simples corte acima dos ombros. A princípio, existem várias formas de explorar o corte, de acordo com o formato do rosto ou preferência da pessoa.
Provavelmente você já se perguntou de onde surgiu o nome para este corte de cabelo curto. Mas vamos te contar! O corte chanel foi inventado pela renomada estilista Coco Channel.
Nesse sentido, existem várias histórias e suposições de como ela teria “criado” o corte. Alguns dizem que o chanel curto nasceu pouco antes do início de um desfile onde Coco quis inovar.
Naquela época, uma mulher com cabelos curtos era algo bastante incomum. Há quem diga que o chanel foi criado quando o secador de cabelo da estilista estourou, queimando parte do seu cabelo.
Então, na pressa de encontrar uma solução, Coco teria decidido cortar os cabelos acima da nuca. O que seria uma atitude bem radical para aquela época no mundo.
Seja qual for a verdadeira história por trás do nascimento do chanel curto, o corte ganhou fama absurda, tendo sido reinventado conforme os anos foram passando.
Corte chanel combina com qual tipo de rosto
Você já deve ter escutado por aí que o cabelo curto foi feito apenas para mulheres com o rosto mais longo e fino, sempre sendo associado a pessoas mais magras.
No entanto, saiba que o chanel curto pode ser adaptado para todos os formatos de rosto! Basta fazer leves adaptações para que o corte deixe seu visual harmônico e estiloso.
A seguir, listamos algumas dicas de como adaptar o cabelo curto conforme o formato do rosto. Assim, você pode abusar da tendência e realçar ainda mais sua beleza:
1 – Rosto redondo
Se você quer apostar no chanel curto e tem o rosto mais redondo, a dica é fazer o corte na altura do queixo ou um pouco mais abaixo. Isso vai passar a sensação de face mais longa.
Além disso, você também pode apostar em um corte assimétrico, que passa a sensação de rosto mais fininho. Ou ainda, aposte em uma franja no comprimento do nariz, também para alongar o rosto.
2 – Chanel curto no rosto oval
A princípio, esse formato de rosto combina com praticamente todos os tipos de cortes. Agora, se você quiser disfarçar o queixo pontuado, evite o cabelo curto demais.
Nesse sentido, o chanel curto assimétrico é uma ótima sugestão para quem deseja um ar moderno. Se preferir, deixe mais curto na nuca e adote uma franja mais longa.
3 – Cabelo curto com rosto em formato quadrado
O cabelo curto chanel em rostos quadrados deve ser mais longo que a altura do queixo. Então, é interessante optar por camadas ou deixar as pontas desfiadas.
Assim, o visual ficará mais suave e harmônico. Outra sugestão é fazer o corte mais arredondado. Se preferir, acrescente uma franjinha lateral ou assimétrica, que possa ser usada de qualquer lado.
4 – Rosto em formato de coração
Por último, se você tem o rosto em formato de coração (ou triângulo invertido), deve optar por um cabelo curto que aumente o volume na região inferior do rosto.
Portanto, escolha um corte com mais volume nas pontas. Você pode usar o babyliss para criar o efeito ondulado, se preferir ou usar truques de ondular o cabelo com a chapinha.
Cabelo curto com franja: a combinação poderosa
Se o cabelo chanel por si só já é uma mudança radical, acrescentar uma franja é com certeza uma escolha ousada. Porém, o resultado pode ser incrível e fashion.
Nesse sentido, o cabelo curto com franja é uma das tendências para a temporada de inverno 2023, ficando em evidência entre as principais it girls ao redor do mundo.
Contudo, além de saber escolher um bom estilo para seu cabelo chanel, é necessário se atentar ao comprimento e estilo da franja. Dessa forma, seu visual ficará em evidência.
As principais tendências em cabelo curto com franja envolvem:
- Cabelo chanel no ombro com franja clássica
- Corte “joãozinho” com franja lateral
- Cabelo curto com franja repicada
- Franja curta com corte short bob
- Pixie com baby bangs, onde a franjinha fica bem curtinha, tornando o comprimento do cabelo em evidência.
Uma dica legal é levar em consideração as dicas acima, sobre o formato do seu rosto. Converse com seu cabeleireiro favorito sobre o melhor formato e corte para seu tipo de rosto.
Dicas para manter seu chanel curto
Agora que você já sabe qual o melhor e mais indicado chanel curto de acordo com o seu rosto, é importante saber cuidar dos fios, tanto no couro cabeludo quanto no comprimento.
Pensando nisso, montamos um checklist com dicas para deixar seu curtinho sempre estiloso, hidratado e bem cuidado. Dessa forma, seus cabelos estão sempre em evidência. Acompanhe:
Como cuidar do meu corte chanel
A princípio, o chanel curto pode fazer com que a oleosidade do couro cabeludo chegue mais rápido até as pontas. Ou seja, deixando o cabelo com aquele brilho desagradável.
Então, dependendo do seu tipo de cabelo, é importante escolher produtos que mantenham o equilíbrio na medida. Ou seja, raiz sequinha e pontas hidratadas.
Além disso, é indicado sempre manter o cabelo curto com o corte em dia. Então, visite o salão, pelo menos, a cada 45 dias para que os fios não percam o desenho do corte.
Como deixar as pontas do corte chanel para dentro
Se quer trazer delicadeza para seu visual, pode deixar as pontas do cabelo curto viradas para dentro. A princípio, a técnica deixa o visual mais romântico e clássico.
Desse modo, evite o uso da chapinha, optando por uma escova redonda. Então, seque com secador, rodando as pontas para dentro. Por fim, aplique um finalizador para que o penteado dure o dia inteiro