Hidratação Capilar: Tenha Cabelos Hidratados e Resistentes

Olá rainhas, seu cabelo anda meio seco, quebradiço e sem vida? Você é daquelas que ama fazer uma hidratação capilar? Então hoje é o seu dia de sorte! Descubra a importância dos cremes para hidratação nos cuidados da saúde capilar.

Ter cabelos saudáveis é o sonho de muitas pessoas. Portanto, para alcançar essa meta, fazer uma boa hidratação nos cabelos é essencial para ter uma aparência deslumbrante. Leia até o artigo final, que vamos te contar tudo que você precisa saber!

Neste artigo você vai encontrar:

Perguntas frequentes:

Descubra a importância da Hidratação Capilar

Nessa correria do nosso dia a dia, nossos fios são expostos a diversos fatores, como a poluição, o sol, secadores de cabelo, entre outros. Por isso, a falta de cuidado adequada pode danificar os fios, deixando os cabelos sem vida, ressecados e quebradiços.

Portanto, a hidratação capilar é essencial na recomposição da umidade que se perde devido a esses fatores externos, e muitas vezes agressivos. Cabelos hidratados são mais resistentes a danos, pois, apresentam menos frizz, são mais sedosos e saudáveis.

Contudo, a falta de hidratação nos fios pode desenvolver problemas no couro cabeludo como a coceira, o ressecamento e a caspa. Portanto, a hidratação capilar não se limita apenas há uma aparência bonita, ela também contribui para a saúde real dos fios.

No entanto, um fator muito importante na hora de escolher o tratamento para fazer a hidratação no seu cabelo, é considerar as necessidades e o tipo dos seus fios. Portanto, cada produto contém ingredientes específicos para cada tipo de cabelo.

Em conclusão, se você deseja ter cabelos sedosos, brilhantes e saudáveis, a hidratação é essencial na rotina de cuidados do dia a dia. Portanto, cabelos bem cuidados é sinônimo de autoestima elevada!

Escolha o creme de hidratação ideal para seu tipo de cabelo

Como já foi dito, escolher o creme de hidratação exclusivo para o tipo e necessidades do cabelo é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Portanto, alinhar o shampoo e creme com as características do seu cabelo faz toda a diferença.

Contudo, para adquirir os produtos corretos, é crucial identificar o seu tipo de cabelo. Porém, se os seus cabelos forem mais secos, é importante escolher cremes para hidratação com ingredientes como aloe vera, óleos naturais, manteiga de karité, entre outros.

Com toda a certeza, esse tipo de ingredientes vai ajudar a restaurar a umidade dos fios deixando-os mais brilhantes, maleáveis e sedosos.

No entanto, para cabelos mais finos e sem volume, escolha cremes que sejam mais leves para evitar a sensação de que os fios estão muito oleosos. Portanto, opte por produtos que ofereçam uma hidratação mais leve para não sobrecarregar seus fios.

Contudo, para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, escolha cremes que contenham óleos naturais, glicerina e colágeno, pois são ideais para uma boa hidratação, para controlar os fios e manter seus cachos bem definidos e deslumbrantes.

Levar em consideração outros fatores como a saúde do couro cabeludo, também faz toda a diferença. Pois, um couro cabeludo saudável, gera fios mais saudáveis. Portanto, fique atenta a saúde do couro capilar.

Uma dica supervaliosa é ler atentamente os rótulos dos produtos. Shampoo, cremes e máscaras, devem ser livres de ingredientes como sulfatos e parabenos, pois, podem causar danos ao cabelo ao longo do tempo.

Em conclusão escolher o creme de hidratação correto para o seu tipo de cabelo, garante resultados mais concretos, duradouros e eficazes. Contudo, você terá fios mais fortes, sedosos, brilhantes e saudáveis.

Como aplicar o creme de hidratação de forma correta

Você é daquelas que fica em dúvida na hora de fazer uma hidratação nos cabelos? Não sabe direito como fazer? Calma, que logo abaixo vamos te contar tudo que você precisa saber para fazer uma boa hidratação capilar.

Usar cremes ou máscaras de hidratação de forma correta, maximiza os bons resultados, pois ajuda seu cabelo a absorver da melhor forma possível todos os seus benefícios. Por isso, vamos ver abaixo um passo a passo:

  • Lave o couro cabeludo e o cabelo com shampoo para remover a sujeira e resíduos de outros produtos. Enxague-o corretamente;
  • Logo após, delicadamente, retire o excesso de água dos cabelos, porém, deixe-os úmidos;
  • Em seguida aplique o creme de hidratação em toda extensão do seu cabelo. A quantidade de creme deve estar de acordo com o comprimento e espessura do seu cabelo;
  • Nunca aplique o creme no couro cabeludo, para não deixá-lo oleoso e com caspas;
  • Depois de aplicar o creme uniformemente, cobrindo todo o cabelo, use uma toca;
  • Logo após deixe o creme agir de acordo com o tempo sugerido na embalagem do produto;
  • A seguir, enxágue bem o cabelo com água fria ou morna. Logo após, aplique um condicionador para fechar as cutículas e selar a hidratação no cabelo;
  • Seque o cabelo com cuidado e depois finalize.

Ao seguir essas etapas de aplicação corretamente, você estará garantindo que o creme de hidratação seja absolvido pelos fios de forma eficaz, assim, proporcionando mais resultados, saúde e beleza para o seu cabelo.

Ingredientes essenciais para uma boa hidratação

É de extrema importância ficar atenta a todos os ingredientes que contêm no creme ou máscara de hidratação. Pois isso é levado em conta no desempenho que o produto vai proporcionar ao seu cabelo. Portanto, veja abaixo alguns ingredientes fundamentais:

  • Manteigas vegetais: Manteigas de cacau, karité e murumuru são ingredientes muito emolientes, ou seja, que amacia e suaviza os fios. Pelo fato das manteigas oferecerem uma hidratação intensa, são ótimas para cabelos secos e danificados;
  • Óleos naturais: Ingredientes como azeite, óleo de coco, argan e abacate são ricos em ácidos graxos que penetram profundamente nos cabelos, nutrindo e hidratando-os. Portanto, eles ajudam a selar a umidade dos fios, e mantendo-os sedosos e macios;
  • Glicerina: Por ser um agente umectante, ela atrai e retêm a umidade nos fios, pois ajuda a manter os cabelos hidratados, mesmo em ambientes que são mais secos;
  • Aloe Vera: Esse ingrediente contém propriedades hidratantes e calmantes. Portanto, além de garantir umidade, ele é benéfico para o couro cabeludo, pois reduz a caspa e ajuda a acalmar a irritação;
  • Proteínas: Proteínas de trigo e queratina, são ingredientes que ajudam a fortalecer os fios e a prevenir a quebra. São ótimas para cabelos fracos e danificados;
  • Pantenol (Pró-Vitamina B 5): Ajuda a melhorar a retenção de umidade e elasticidade dos fios, os deixando mais saudáveis e flexíveis.

Como vimos acima, tem várias opções para se analisar de acordo com o tipo e necessidades dos seus fios. Portanto, fique atenta e sempre leia o rótulo dos produtos para selecionar o que será mais benéfico para a saúde do seu cabelo.

Qual é a diferença da hidratação capilar rápida da hidratação profunda?

Já se deparou em ter que escolher entre uma hidratação profunda ou rápida, e ficou sem saber qual aplicar? Ambas têm suas particularidades e benefícios! Veja abaixo qual e quando utilizar.

Para quem tem uma rotina diária mais agitada, a hidratação capilar rápida é uma ótima opção. Por isso, muitos produtos são projetados para proporcionar um tratamento com resultados em um curto período de tempo.

Portanto, eles geralmente são utilizados no chuveiro, na hora do banho. Esses produtos contêm compostos que ajudam desembaraçar e suavizar os cabelos, proporcionando uma hidratação superficial para os fios.

Porém, essa hidratação é uma boa escolha para manter a beleza e saúde dos cabelos no dia a dia. Quem tem o tempo limitado, consegue fazer de forma prática e versátil durante o banho.

Já a hidratação capilar profunda baseia-se num tratamento intensivo, pois requer um tempo maior de aplicação. Esse tipo de tratamento é recomendado para cabelos ressecados, com químicas ou colorações.

Portanto, os produtos de hidratação profunda são ricos em óleos naturais, proteínas e manteigas. Esse tipo de hidratação, muitas vezes são realizadas com a ajuda de uma touca térmica ou de banho, e essas toucas potencializam a penetração dos ingredientes nos fios.

Em conclusão, a escolha entre a hidratação rápida ou profunda vai depender das necessidades do seu cabelo. Porém, a combinação dos dois métodos é uma combinação perfeita para manter a saúde capilar.

Entretanto, vale salientar que a hidratação não deve ser aplicada no couro cabeludo, somente na extensão dos fios. Contudo, independentemente da sua escolha, a hidratação é fundamental para a saúde dos seus fios e deve ser incluída na rotina de cuidados capilares.

Os Benefícios da hidratação ao longo do tempo

Uma rotina capilar de hidratação aplicada corretamente, ao longo do tempo vai trazer diversos benefícios para a beleza e saúde dos cabelos. Portanto, quem tem o hábito de fazer hidratação contínua, pode desfrutar dos efeitos maravilhosos.

Veja abaixo alguns dos benefícios de quem faz hidratação capilar de forma constante:

Cabelos com mais elasticidade: Uma boa hidratação mantém os fios mais elásticos e flexíveis. Cabelos mais elásticos são mais resistentes a penteados e escovação, o que reduz consideravelmente a probabilidade da quebra dos fios;

  • Controle dos friz: A hidratação reduz o frizz e a elasticidade estática, tornando os fios mais maleável e fácil de modelar. Isso resulta num cabelo mais arrumado e menos rebelde;
  • Prevenção de danos: Manter a regularidade na hidratação ajuda a fortalecer e proteger os fios dos fatores externos, como o calor, frio, poluição e outros fatores.
  • Crescimento saudável: Manter os fios hidratados ajuda também a manter o couro cabeludo saudável, proporcionando um ambiente mais saudável para crescimento dos cabelos;
  • Retenção da coloração: Para aquelas pessoas que tingem o cabelo, a hidratação ajuda a manter a cor da tinta nos fios. Portanto, traz o benefício de uma cor mais duradoura e vibrante;
  • Brilho e maciez duradoura: Cabelos hidratados constantemente, ao longo do tempo são mais leves, sedosos, macios e brilhantes.

Em resumo, com certeza uma rotina capilar com hidratação é um ótimo investimento para a beleza e saúde dos cabelos. Por isso, é essencial adicioná-lo no seu dia a dia para ter cabelos mais fortes, bonitos e brilhantes.

Creme de Hidratação: Quando usar e com que frequência

Manter uma frequência no uso de cremes de hidratação é essencial para ter cabelos bonitos e saudáveis. O cronograma de hidratação deve ser aplicado de acordo com o tipo e necessidades individuais dos fios.

Abaixo você vai encontrar algumas informações para te ajudar a decidir quando e com que frequência deve usar o creme de hidratação capilar:

Cabelos secos e danificados: Se os seus fios são naturalmente secos ou danificados por químicas ou fatores externos, é aconselhável ter uma rotina de hidratação profunda, pelo menos uma vez por semana ou a cada dez dias.

Cabelos normais e oleosos: Se os teus cabelos são normais ou oleosos, a hidratação rápida ou uso de condicionadores que sejam hidratantes, podem contribuir para a manutenção saudável dos fios.

Clima seco e frio: Quando se expõe o cabelo ao frio e climas secos, o ideal é usar os cremes de tratamento com mais frequência. Porém, vale usar e testar para ver os resultados que os seus cabelos irão apresentar.

Danos recentes: Cabelos com procedimentos químicos recentes, como alisamento ou coloração, exige tratamentos de hidratação mais frequentes para se recuperar dos efeitos negativos.

Estilo de vida ativa: Pessoas que necessitam lavar o cabelo com mais frequência por causa do suor excessivo, como as que praticam esportes, tendem a necessitar de mais cremes de hidratação para recuperar a umidade natural dos fios.

É de extrema relevância observar o cabelo, perceber quais são as suas necessidades, para saber quando é a hora de intensificar ou diminuir a hidratação capilar. Portanto, fique atenta, pois a hidratação nunca deve ser excessiva, para não sobrecarregar os fios.

Em resumo, experimente diversos cremes de hidratação e diferentes frequências de aplicação, e observe qual é o melhor cronograma de hidratação que mais atende as necessidades dos seus fios.

Hidratação Capilar DIY: Receitas Caseiras de Creme Hidratante

As receitas DIY (faça você mesmo) tem ganhado cada vez mais espaço nesse universo hidratante. Portanto, as receitas caseiras de creme hidratante são uma ótima opção, onde você pode personalizar o seu tratamento de forma eficaz e acessível.

Veja a seguir algumas receitas caseiras que não turbinar o seu cabelo:

Máscara de abacate e mel

Ingredientes: 1 abacate maduro, 2 colheres de sopa de mel.

Passo a passo: Amasse o abacate e misture com o mel até obter uma pasta uniforme. Após, aplique nos cabelos úmidos, cobrindo da raiz às pontas. Deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Máscara de iogurte e mel

Ingredientes: 1/2 xícara de iogurte natural, 2 colheres de sopa de mel.

Como fazer: Misture o iogurte com o mel até obter uma pasta lisa. Aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 15 a 20 minutos antes de enxaguar.

Máscara de Azeite de Oliva e Ovo

Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 ovo.

Como fazer: Bata o ovo e misture com o azeite. Aplique nos cabelos úmidos, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna.

Essas máscaras caseiras são ricas em nutrientes, como vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos, que tem a capacidade de hidratar, fortalecer e revitalizar os cabelos. Se preferir, esses ingredientes podem ser misturados aos cremes hidratantes.

O melhor dessas receitinhas caseiras é que ela pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades. Além dos ingredientes citados acima, ainda temos o óleo de coco, aloe vera, óleo de jojoba, e diversos outros que podem beneficiar os fios.

Um fato muito importante, é que os cabelos devem estar limpos para a aplicação da hidratação. Use uma touca de banho ou térmica, pois isso ajuda na penetração dos ingredientes nos fios.

Em resumo, experimente as receitas caseiras para achar qual é a que melhor se adapta as necessidades dos seus fios, pois assim, terá cabelos brilhantes, sedosos e saudáveis.

Como manter a hidratação capilar em qualquer estação

Mulher cacheada com cabelos hidratados
Mulher cacheada com cabelos hidratados (Imagem: Canva)

Talvez seja um desafio manter o cabelo hidratado com a correria do dia a dia. E quando pensamos que em alguns lugares nós temos várias estações do ano num só dia, o desafio se torna ainda maior kkk.

Brincadeiras à parte, os fatores externos, as mudanças climáticas, a exposição ao sol, calor ou frio pode afetar a saúde dos fios. Portanto, veja abaixo algumas práticas essenciais pra uma melhor qualidade de vida do seu cabelo.

  • Escolha produtos de acordo com as necessidades do seu cabelo: Fique sempre atenta as necessidades dos seus cabelos. No verão, escolha produtos leves, que protejam contra os raios UV. Porém, no inverno opte por aqueles mais hidratantes;
  • Proteja os fios do sol: Proteger os fios de fatores externos é uma ótima opção. Produtos como lenços, bonés, chapéus, cremes com proteção UV serão muito bem-vindos;
  • Evite lavar o cabelo com água quente: A água muito quente deve ser evitada, pois, remove a camada protetora de óleos naturais dos fios e do couro cabeludo, deixando os fios ressecados. Opte por água morna ou fria;
  • Evite o uso excessivo de calor: Objetos como chapinhas e secadores pode ressecar os fios, causando danos ao longo do tempo;
  • Hidratação profunda: De acordo com as necessidades dos fios, faça hidratação profunda para ajudar a recompor a hidratação dos cabelos, para mantê-los mais saudáveis;
  • Evite o uso excessivo de produtos químicos: Usar produtos químicos com muita frequência, como coloração e alisamentos, pode danificar a saúde dos fios;
  • Corte o cabelo regularmente: Corte o seu cabelo com um cabelereiro de sua confiança para remover as pontas duplas e danificadas. Isso garantira cabelos mais saudáveis e bonitos;
  • Hidratação e alimentação adequada: Mantenha uma dieta equilibrada rica em vitaminas e minerais. Beber água regularmente também ajuda na saúde capilar.

Em conclusão, seguindo algumas práticas saudáveis no seu dia a dia, com certeza, você vai garantir mais saúde e beleza para os seus fios.

Perguntas frequentes:

Como fazer uma boa hidratação caseira no cabelo?

Primeiramente devemos conhecer o nosso cabelo, analisar quais são as suas necessidades e depois escolher os ingredientes de acordo com os benefícios que ele proporciona.

Ingredientes como óleos naturais, cremes, aloe vera, banana, abacate, maisena e mel são os queridinhos de quem ama fazer hidratação capilar.

Como hidratar o cabelo ressecado em casa?

Combater o ressecamento dos fios é essencial para ter cabelos bonitos e saudáveis. Decerto, as receitas de hidratação caseira fazem o maior sucesso nesse universo capilar. Portanto, aqui estão algumas opções:

Máscara de abacate

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

  • Amasse o abacate até obter um purê sem caroços. Misture o azeite de oliva com o purê de abacate até obter uma pasta homogênea;
  • Aplique a mistura nos cabelos limpos e úmidos, cobrindo bem os fios;
  • Deixe agir por 20-30 minutos;
  • Enxágue com água morna e lave os cabelos com shampoo e condicionador como de costume.

Máscara de iogurte e mel:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

  • Misture o iogurte e o mel até obter uma mistura uniforme;
  • Aplique a máscara nos cabelos limpos e úmidos;
  • Deixe agir por 20-30 minutos;
  • Enxágue com água morna e lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Máscara de óleo de coco:

Ingredientes:

  • Óleo de coco virgem

Modo de preparo:

  • Aqueça uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos até que ele se transforme em estado líquido;
  • Aplique o óleo de coco nos cabelos secos, concentrando-se nas pontas e áreas mais ressecadas;
  • Deixe agir por pelo menos 30 minutos ou durante a noite;
  • Enxágue bem e lave os cabelos com shampoo e condicionador.

Máscara de banana e mel:

Ingredientes:

  • 1 Banana madura
  • 2 Colheres de sopa de mel

Modo de preparo:

  • Amasse a banana até obter um purê sem pedaços;
  • Misture o mel com o purê de banana;
  • Aplique a mistura nos cabelos úmidos e limpos;
  • Deixe agir por 20-30 minutos;
  • Enxágue com água morna e lave os cabelos como de costume;
  • Esteja sempre atenta as necessidades do seu cabelo e adapte o seu tratamento conforme for necessário. E lembre-se, ser consistente é a chave do negócio para alcançar os seus objetivos.

Como hidratar profundamente o cabelo?

A hidratação capilar profunda é super indicada para cabelos muito ressecados e danificados. Então, veja abaixo um passo a passo para o tratamento:

  • Lave o cabelo com um shampoo suave;
  • Escolha um tratamento de hidratação profunda;
  • Aplique o tratamento de hidratação profunda em toda a extensão dos fios;
  • Evite de passar o creme de hidratação no couro cabeludo;
  • Use uma touca térmica ou de banho no cabelo;
  • Deixe o creme do tratamento agir no tempo indicado na embalagem do produto,
  • Enxágue bem o produto;
  • Utilize condicionador para selar as cutículas dos fios;
  • Finalize como de costume.

O que é bom para hidratar o cabelo ressecado?

No mercado da beleza há vários produtos maravilhosos de hidratação. Porém, os ingredientes caseiros também são muito bem-vindos! Veja algumas opções abaixo:

Condicionador e shampoo de hidratação profunda, cremes e máscaras capilares, óleos naturais, produtos à base de proteínas, aloe vera, produtos com glicerina entre outros.

O que é uma hidratação capilar?

A hidratação capilar é um tratamento especializados em restaurar a umidade dos fios, melhorando a textura, elasticidade e saúde do cabelo. Portanto, a hidratação é indicada para cabelos ressecados por fatores externos ou químicos.

Contudo, esse tratamento envolve a aplicação de produtos ou ingredientes que sejam nutritivas e hidratantes como óleos naturais, proteínas e agentes umectantes para ajudar a reestabelecer a umidade dos fios.