Ho’oponopono: O Que é e Para Que Serve?

Você já ouviu falar no Ho’oponopono? Sabe o que é e para que serve esta técnica? Se o nome parece estranho para você, calma que vamos te contar o papel da técnica em nossa vida, ou seja, em nosso bem-estar!


Então, vem com a gente descobrir tudo sobre o Ho’oponopono, como a abordagem contribui para nosso desenvolvimento pessoal, e o que são as terapias integrativas.

Ho'oponopono: O Que é e Para Que Serve - Mulher sentada na grama recitando o mantra do Ho'oponopono
Ho’oponopono: O Que é e Para Que Serve (Imagem: Canva)

O que é o Ho’oponopono


Nos últimos anos, o Ho’oponopono, uma tradição havaiana de cura e reconciliação, ganhou popularidade como um método eficaz para o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.


A princípio, essa antiga prática oferece um caminho para a harmonia interior, que nos permite liberar emoções negativas, resolver conflitos internos e descobrir a paz interior.


Nesse sentido, o Ho’oponopono tem raízes antigas na cultura havaiana, onde era usado como um ritual para resolver conflitos entre famílias ou comunidades.


Ok, mas o que significa essa palavra? Bom, Ho’oponopono quer dizer “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Ou seja, a abordagem visa consertar as coisas à nossa volta.


A chave da técnica é a ideia de que todos estamos conectados e que as coisas que fazemos e sentimos afetam não apenas a nós mesmos, mas também as pessoas ao nosso redor.


Como praticar o Ho’oponopono


Em primeiro lugar, o processo do Ho’oponopono é simples, mas profundo. Ele tem um mantra que envolve quatro frases-chave que são repetidas, dirigidas a si mesmo e à sua divindade:


Sinto muito: Reconhecer a responsabilidade pelas emoções e situações que estamos vivenciando, seja conosco ou com as pessoas que estão à nossa volta.


Me perdoe: Pedir perdão a si mesmo por qualquer papel que você possa ter desempenhado na criação de experiências indesejadas. Ou seja, amor próprio.


Eu te amo: Cultivar o amor e a compaixão por si mesmo e pelos outros. Essa é uma das frases mais bonitas e que precisa ser dita de forma natural e 100% verdadeira.


Sou grato: Expressar gratidão pelo aprendizado e pela oportunidade de crescer a partir dessas experiências. Ou seja, ser grato pelos erros, acertos, e por tudo à sua volta.


Agora que entendemos um pouco sobre o conceito desta prática milenar havaiana, vamos falar sobre as terapias baseadas em sua abordagem e como elas promovem mais bem-estar.

Faça uso das terapias integrativas


A princípio, as terapias integrativas são métodos de tratamento que levam em consideração a totalidade da pessoa, incluindo seus aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.


Assim, o Ho’oponopono é uma das práticas que se enquadram nessa categoria, já que promove o autocuidado, nos fazendo entender que erramos e podemos nos perdoar por isso.


Para iniciar essas terapias, é fundamental aceitar a noção de que somos responsáveis por nossos sentimentos, bem como que temos a capacidade de alterar nossa realidade interior.

Como o Ho’oponopono ajuda no desenvolvimento pessoal


Em primeiro lugar, o Ho’oponopono é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal já que permite olhar para dentro de nós e reconhecer nossos bloqueios emocionais.


Dessa forma, assumindo a responsabilidade por nossos pensamentos e emoções, temos a capacidade de transformar nossa realidade e nossa visão de tudo que nos cerca.


Então, essa prática ajuda a deixar de lado padrões negativos, reduzir o estresse e a ansiedade e desenvolver um senso mais profundo de aceitação e compaixão por nós mesmos.

Melhorando o bem-estar com o ho’oponopono


A princípio, a técnica do Ho’oponopono tem sido relacionada a várias vantagens para o bem-estar emocional e mental. Em outras palavras, é muito benéfico para nós.


Podemos sentir mais paz e felicidade ao liberar emoções negativas e resolver conflitos internos. A prática regular da técnica aumenta a clareza mental, a tomada de decisões e o bem-estar geral.


Como você pode ver, o Ho’oponopono é uma prática cultural havaiana de autocura e desenvolvimento pessoal muito útil para equilibrar todos os aspectos da nossa vida.


Para participar dessas terapias integrativas, é necessário estar pronto para assumir a responsabilidade por nossas emoções e sentimentos e buscar perdão e reconciliação interior.


Podemos melhorar o equilíbrio emocional, o crescimento pessoal e o bem-estar geral em nossas vidas ao praticar o Ho’oponopono como forma de trazer mais bem-estar.


Porém, lembre-se que a técnica, assim como outras práticas terapêuticas, pode levar algum tempo para obter resultados positivos, por isso é fundamental praticá-la com paciência e regularidade.

Deixe um comentário