Chanel: Estilo e Elegância ao Seu Dispor

A Chanel é estilo e elegância ao seu dispor, sendo uma das principais grifes de luxo do mundo, e há anos é símbolo de bom gosto, cuidando dos nossos corpos, deixando-os perfumados , com muita classe, moda e, claro, status.


Por isso, hoje vamos te contar mais sobre esse império. Se você sempre teve curiosidade em saber mais sobre a história da grife, hoje vamos te contar os detalhes!

Chanel: Estilo e Elegância ao Seu Dispor - Muler empoderada usando peças de luxo
Chanel: Estilo e Elegância ao Seu Dispor (Imagem: Freepik)

Chanel: a história por trás da grife


Atire a primeira pedra a mulher (ou homem) que nunca desejou uma peça luxuosa da grife francesa Chanel. Carregando o nome de sua fundadora, a marca trouxe ao mundo um toque chique minimalista.


A renomada estilista Gabrielle “Coco” Chanel, revolucionou a década de 20 com simplicidade e elegância, libertando mulheres dos antigos trajes desconfortáveis e rígidos.


Dessa forma, Chanel exteriorizou sua própria imagem como a mulher do século XX: independente, bem-sucedida e com personalidade forte e marcante. Chique, né?


Então, o mundo conheceu o conceito chique minimalista nas peças assinadas pela estilista, como o pretinho básico, vestidos com cortes, bolsas com alças e, claro, o perfume mais vendido do mundo.


Mais que o nome de uma marca renomada, a Chanel dita moda e estilo, presente nos closets de várias celebridades, milionários, e nos sonhos de consumo de várias pessoas.


Quem foi Coco Chanel


Antes de falarmos sobre as peças icônicas da marca, e outros produtos que são desejo de consumo de muitos (inclusive nossos), que tal conhecer mais sobre Coco Chanel?

Oriunda de um passado humilde e nada glamouroso, Gabrielle sempre contou diferentes histórias sobre sua origem. Ela era filha de uma lavadeira que morreu de tuberculose, e seu pai abandonou a família.


Com doze anos, ela e suas irmãs foram colocadas em um orfanato de freiras. Contudo, Gabrielle foi transferida para uma pensão aos 18 anos, só que a vida no interior não fazia parte de seus planos.


Já vivendo no centro da França, na cidadezinha de Moulins, a estilista chegou a trabalhar em um cabaré chamado Café Beuglant de la Rotonde.


E foi lá que ela recebeu o “nome” pelo qual ficou conhecida até morrer. Isso porque lá ela estava sempre cantando as músicas “Ko-ko-ki-ko” e “Qui qu’a vu Coco”.


O entusiasmo da jovem chamou a atenção dos militares do 10º Regimento de Cavalaria, que apelidaram a jovem de Coco. E foi com esse nome que Chanel conquistou seu espaço.

Chanel e a moda: a tendência tailleur


Agora vamos ao que interessa: falar sobre as peças e principais contribuições de Coco Chanel à moda! E aqui não faltam exemplos e inspirações para ficarmos babando.


Sempre à frente de seu tempo, a marca trouxe inovação muito além da moda, marcando e fazendo cultura com suas tendências. E uma delas é o famoso tailleur!


A princípio, o tailleur entrou na vida de Chanel bem cedo. Há fotos do início do século XX que mostram Coco com casacos e saias escuras e bem compridos.


A estilista vestia a peça também nas corridas a cavalo a que ia acompanhada de Étienne Balsan. Em seguida, adotou modelos mais curtos em cores contrastantes, feitos de tweed ou buclê.


Com isso, as duas peças mais icônicas da moda se tornaram peças-chave nos anos 1950, quando Mademoiselle reabriu a maison, em 1954, no final da Segunda Guerra Mundial.


Porém, foi nos anos 1960 que o tailleur se eternizou, graças a predileção de Jackie Kennedy pelo modelo. A primeira-dama dos EUA usava tailleurs diariamente.


Inclusive estava com um no dia do assassinato de John Kennedy, em 22 de novembro de 1963. Depois disso, era impossível olhar o conjunto e não pensar em Chanel.

Bolsas de luxo Chanel


Como forma de libertar as mulheres do costume de carregar apenas bolsas de mão, Chanel criou o modelo “2.55”. E o que seria isso? Nós te contamos: uma bolsa com alças!


Coco Chanel lançou mais um ícone para a moda, justificando: “Estava cansada de carregar minha bolsa na mão e perdê-la, então coloquei uma alça longa para carregá-la no ombro”.


A princípio, a 2.55 original traz uma corrente dourada transpassada por couro. Hoje em dia já existem outras versões, cores e tamanhos, mas a preta continua sendo a clássica.


Enquanto isso, o matelassê, feito com uma técnica mantida em segredo, e os Cs cruzados, seguem intactos em todos os modelos. Fala sério, você também queria uma, né?


E qual o preço dessa belíssima bolsa Chanel? Bom, de acordo com nossos garimpos na internet, o preço do mimo começa em US$ 8.200, de acordo com o site Purseblog.


Ou seja, é um super item de luxo, que tem como público alvo milionários e celebridades. Quanto a nós, resta sonhar em colocar as mãos em uma linda 2.55.

Chanel N° 5: o perfume mais famoso do mundo


Por fim, e não menos importante, falamos sobre outro item que marca toda uma história por traz do império de Gabrielle: o icônico e desejado perfume Chanel N° 5!

Para comemorar seus 40 anos, em 1923, Coco fez questão de lançar um verdadeiro ícone mundial, com direito a ser a primeira designer renomada a titular uma fragrância com seu próprio nome.

Nesse sentido, o químico Ernest Beaux usou cerca de oitenta substâncias – isso mesmo que você leu – para atender as exigências feitas pela estilista Gabrielle.


Inclusive, a composição do famoso perfume incluía flores raras do oriente e essência do pau-rosa, uma raríssima árvore tropical ameaçada de extinção na época.


Mas o que explica o nome, ou melhor, número? Há quem diga que 5 era o número da sorte de Coco, e por isso foi escolhido. Vendido em frascos de design simples, a fragrância revolucionou o segmento.


E aí, você gostou de conhecer mais sobre a incrível história de Gabrielle “Coco” Chanel? Comenta aqui para nós sua opinião, e qual dos itens de luxo deseja ter.