Você já ouviu falar no Ho’oponopono? Sabe o que é e para que serve esta técnica? Se o nome parece estranho para você, calma que vamos te contar o papel da técnica em nossa vida, ou seja, em nosso bem-estar!
Então, vem com a gente descobrir tudo sobre o Ho’oponopono, como a abordagem contribui para nosso desenvolvimento pessoal, e o que são as terapias integrativas.
Conteúdo do Artigo
O que é o Ho’oponopono
Nos últimos anos, o Ho’oponopono, uma tradição havaiana de cura e reconciliação, ganhou popularidade como um método eficaz para o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.
A princípio, essa antiga prática oferece um caminho para a harmonia interior, que nos permite liberar emoções negativas, resolver conflitos internos e descobrir a paz interior.
Nesse sentido, o Ho’oponopono tem raízes antigas na cultura havaiana, onde era usado como um ritual para resolver conflitos entre famílias ou comunidades.
Ok, mas o que significa essa palavra? Bom, Ho’oponopono quer dizer “corrigir um erro” ou “tornar certo”. Ou seja, a abordagem visa consertar as coisas à nossa volta.
A chave da técnica é a ideia de que todos estamos conectados e que as coisas que fazemos e sentimos afetam não apenas a nós mesmos, mas também as pessoas ao nosso redor.
Como praticar o Ho’oponopono
Em primeiro lugar, o processo do Ho’oponopono é simples, mas profundo. Ele tem um mantra que envolve quatro frases-chave que são repetidas, dirigidas a si mesmo e à sua divindade:
Sinto muito: Reconhecer a responsabilidade pelas emoções e situações que estamos vivenciando, seja conosco ou com as pessoas que estão à nossa volta.
Me perdoe: Pedir perdão a si mesmo por qualquer papel que você possa ter desempenhado na criação de experiências indesejadas. Ou seja, amor próprio.
Eu te amo: Cultivar o amor e a compaixão por si mesmo e pelos outros. Essa é uma das frases mais bonitas e que precisa ser dita de forma natural e 100% verdadeira.
Sou grato: Expressar gratidão pelo aprendizado e pela oportunidade de crescer a partir dessas experiências. Ou seja, ser grato pelos erros, acertos, e por tudo à sua volta.
Agora que entendemos um pouco sobre o conceito desta prática milenar havaiana, vamos falar sobre as terapias baseadas em sua abordagem e como elas promovem mais bem-estar.
Faça uso das terapias integrativas
A princípio, as terapias integrativas são métodos de tratamento que levam em consideração a totalidade da pessoa, incluindo seus aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais.
Assim, o Ho’oponopono é uma das práticas que se enquadram nessa categoria, já que promove o autocuidado, nos fazendo entender que erramos e podemos nos perdoar por isso.
Para iniciar essas terapias, é fundamental aceitar a noção de que somos responsáveis por nossos sentimentos, bem como que temos a capacidade de alterar nossa realidade interior.
Como o Ho’oponopono ajuda no desenvolvimento pessoal
Em primeiro lugar, o Ho’oponopono é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal já que permite olhar para dentro de nós e reconhecer nossos bloqueios emocionais.
Dessa forma, assumindo a responsabilidade por nossos pensamentos e emoções, temos a capacidade de transformar nossa realidade e nossa visão de tudo que nos cerca.
Então, essa prática ajuda a deixar de lado padrões negativos, reduzir o estresse e a ansiedade e desenvolver um senso mais profundo de aceitação e compaixão por nós mesmos.
Melhorando o bem-estar com o ho’oponopono
A princípio, a técnica do Ho’oponopono tem sido relacionada a várias vantagens para o bem-estar emocional e mental. Em outras palavras, é muito benéfico para nós.
Podemos sentir mais paz e felicidade ao liberar emoções negativas e resolver conflitos internos. A prática regular da técnica aumenta a clareza mental, a tomada de decisões e o bem-estar geral.
Como você pode ver, o Ho’oponopono é uma prática cultural havaiana de autocura e desenvolvimento pessoal muito útil para equilibrar todos os aspectos da nossa vida.
Para participar dessas terapias integrativas, é necessário estar pronto para assumir a responsabilidade por nossas emoções e sentimentos e buscar perdão e reconciliação interior.
Podemos melhorar o equilíbrio emocional, o crescimento pessoal e o bem-estar geral em nossas vidas ao praticar o Ho’oponopono como forma de trazer mais bem-estar.
Porém, lembre-se que a técnica, assim como outras práticas terapêuticas, pode levar algum tempo para obter resultados positivos, por isso é fundamental praticá-la com paciência e regularidade.